Menu
Viva

Abertura do Curso de Verão da Escola de Música de Brasília

Arquivo Geral

09/01/2011 8h12

Momento de ampliar os horizontes musicais e aprender com instrumentistas das mais distintas formações, essa é a intenção dos alunos e dos professores do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (EMB). Com início neste domingo, a 33ª edição promove um concerto de abertura gratuito, às 20h, no Teatro do CEP/Escola de Música de Brasília, com a pianista romena Ancuza Aprodu. Além de repertório clássico, músicas brasileiras como Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e Um a Zero, de Pixinguinha, serão apresentadas pelos saxofonistas Bruno Totaro e Sérgio Galvão e pelo percussionista Rodolfo Cardoso. 

Marcos Nimrichter, pianista e acordeonista, aos 13 anos já interpretava choros. Com sólida formação erudita, ele participa pela terceira vez do curso. Acostumado a dar aulas de prática de conjunto nas outras edições, em 2011 Nimrichter é responsável por ministrar a primeira oficina de acordeão da história do Curso de Verão. “Será que virão nordestinos e gaúchos, que tem maior tradição no instrumento? E como será que os brasilienses se relacionam com o acordeão?” pergunta o músico, que pretende compartilhar a experiência de mais de 30 anos de carreira, com alunos de perfis múltiplos. “Os alunos são talentosos e alguns, experientes, então, busco aprender com cada um durante as aulas”, diz Nimrichter.

A EMB oferece, paralelo ao curso, shows, concertos, recitais e audições, tanto na área erudita quanto popular, que acontecem nas salas de concerto da Escola, na Rodoviária e nas regiões administrativas. Os espetáculos são oportunidades para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos sobre teoria musical. “É o ideal estudar a teoria e, depois, tocar nos recitais para desenvolver a prática”, afirma o violonista Pedro Rogério Aguiar, que participa pela sexta vez do Curso. Aluno regular da EMB por três anos, Pedro Rogério cita a formação dos professores como ponto fundamental para o sucesso das oficinas. “São pessoas renomadas internacionalmente, professores de universidades com carreira na área de pesquisa musical”, diz Pedro, que participará da oficina de violão erudito com o professor argentino Eduardo Isaac. Em 2011, serão 37 disciplinas oferecidas, como flauta, contrabaixo, percussão, harpa e piano, com a presença de 51 professores, durante as duas semanas do curso.

Concerto de Abertura do Curso de Verão da EMB – Neste domingo, às 20h, no Teatro do CEP/Escola de Música de Brasília (SGAS 602). Entrada franca. Confira a programação atualizada no site www.emb.com.br . Classificação livre.  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado