Sem o mesmo pique de 20 anos atrás e com o vocalista com uma infecção de garganta, a banda norueguesa A-ha se despediu do público brasiliense ontem à noite no Ginásio Nilson Nelson. Morten Harket mostrou dificuldades em levar o show com sua voz, mas a plateia de quase cinco mil fãs fez o seu trabalho e cantou boa parte das músicas, enquanto ele poupava as cordas vocais.
O momento mais esperado do show só veio no final quando a música Take On Me levantou os espíritos dos presentes. Até a camisa da seleção brasileira foi parar no palco durante a canção. Boa parte dos que estavam no ginásio conheciam as letras dos sucessos da carreira de 25 anos do grupo. Aliás, muitos acompanharam o A-ha de perto e cresceram junto com os integrantes. A faixa etária do público variava entre 30 e 40 anos, com algumas exceções.
Entre as trocas de palavras dos integrantes com o público brasiliense o que mais se ouviu durante a noite foi ‘obrigado’. Uma forma de agradecer não só pelo carinho recebido naquele momento, bem como pelo apoio à banda ao longo da carreira que chega ao fim.
“Peço a ajuda de vocês, estou com uma infecção na garganta”, disse Morten Harket. O problema o impediu de alcançar alguns agudos tão freqüentes nas melodias de A-ha, mas não foi o suficiente para impedir os fãs de continuarem por ele. Até Magne Furuholmen, tecladista, agradeceu em seu nome.
O Show faz parte da turnê que encerra a carreira dos músicos como grupo. O anúncio feito no ano passado pegou muita gente de surpresa, pois o álbum recém lançado (em junho) ia bem e agradou à crítica e aos fãs. No entanto, as divergências de opinião e a vontade de tentar coisas novas foram mais fortes, e Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy decidiram romper a banda.
O momento foi ideal na visão de Magne. Desta forma A-ha encerra suas atividades no topo e não como um grupo esquecido que fez sucesso há 30 anos. O Brasil foi escolhido para receber a Farewell Tour por um carinho especial do grupo pelos brasileiros. Conforme contaram em entrevista ao Jornal de Brasília, o País os fez tocar melhor em shows ao ar livre e o calor dos fãs não se compara a nenhum outro lugar. Em 1991, no Rock in Rio II, quase 200 mil pessoas lotaram o Maracanã para ver os noruegueses.
A última apresentação de A-ha como grupo musical está marcada para o dia 4 de dezembro deste ano em Oslo, Noruega.