Menu
Viva

A alegria de Margareth

Arquivo Geral

13/04/2011 10h01

Foto: Divulgação

Larissa Santiago

larissa.santiago@jornadebrasilia.com.br

 

Margareth Menezes traz sua mistura de ritmos para Brasília em duas apresentações na Caixa Cultural. No entanto, para os shows marcados para nesta quarta e quinta-feira, às 20h, Margareth dispensa a estrutura de megashow e prepara uma apresentação mais intimista, com versões eletroacústicas de suas canções, além de apresentar o repertório de seu último DVD, Naturalmente Acústico.

 

São 23 anos de carreira recheados de sucessos. O primeiro single de Margareth Menezes,  Faraó (Divindade do Egito), por exemplo, foi lançado em 1987 e até hoje é interpretado pela cantora nos carnavais de Salvador. Quem nunca se pegou cantarolando – “Eu falei faraó-ó / Êêêê faraó” –, mesmo sem saber o começo, meio ou final da música?

Suas canções se tornaram tradicionais e conhecidas até por quem não se identifica com o ritmo feito por ela. Trata-se do afropop brasileiro, que mistura, na música, elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop. Este termo foi dado por ela mesma para o estilo de música que faz.

 

Margareth Menezes explica que o repertório do show segue a ideia de uma apresentação mais introspectiva. “A questão do teatro é que motiva o caráter mais intimista do show. É meio fora de contexto fazer um show de micareta, de trio elétrico em um teatro. Daí a escolha do repertório diferenciado, da postura cênica diferente e da banda reduzida”, analisa a cantora. “Os fãs podem esperar alguns dos hits mais tranquilos de meu repertório – como Preciso, Alegria da Cidade e Moderninha –, músicas do Naturalmente Acústico e, também, algumas canções de outros artistas que normalmente não canto, como Cegos do Castelo  (composta por Nando Reis).”

A cantora não esconde a expectativa das apresentações na Caixa. “Gosto muito de fazer shows em Brasília porque o pessoal é animadíssimo, tem uma energia ótima. E os shows em teatro são menos frequentes, então, ainda tem o gostinho de fazer algo diferente.  Diversidade é sempre bom”, afirma Margareth.

Novo trabalho

O DVD Naturalmente Acústico conta com participações de diversos nomes da música brasileira, como Carlinhos Brown, Luís Represas e Roberto Mendes. O repertório inclui composições de Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Caetano Veloso, entre outros. Há ainda músicas de autoria da própria Margareth.

Entre o LP single Faraó – Divindade do Egito, que marcou o início de sua carreira em 1987, e o último trabalho da cantora, o Naturalmente Acústico, somaram-se 14 CDs e LPs, 21 turnês nacionais e três DVDs. O DVD Naturalmente Acústico é uma releitura do CD Naturalmente lançado em 2008 pela cantora.

Os planos para o futuro são dar continuidade à turnê do DVD/CD e também iniciar a gravação do DVD que celebra 25 anos de carreira da cantora. “Estamos recebendo muitos pedidos de show no Brasil o no exterior. De confirmado sei que teremos shows na Europa e nos Estados Unidos. O ano vai ser pra lá de agitado”, anima-se.

 

Margareth Menezes – Nesta quarta e quinta, às 20h, na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4). Ingressos: R$ 20 (inteira). Não recomendado para menores de 12 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado