Menu
Torcida

Quartas do Brasileiro Feminino trazem jogadoras da seleção de volta ao Brasil

O mata-mata já inicia com uma reedição da final de 2020, entre Corinthians – o atual campeão – e Avaí/Kindermann

Redação Jornal de Brasília

13/08/2021 19h03

Júlia Belas
FolhaPress

A Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino ficou parada por quase dois meses devido à pausa para as Olimpíadas, mas o principal torneio nacional está de volta. As quartas de final da competição começam neste sábado (14) e serão disputadas em jogos de ida e volta. O mata-mata já inicia com uma reedição da final de 2020, entre Corinthians – o atual campeão – e Avaí/Kindermann. Os outros duelos serão entre Grêmio e Palmeiras, Ferroviária e Santos e Internacional e São Paulo.

Para Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Brasileiro fica mais atrativo a cada ano, o que se reflete também no interesse do público. “O futebol feminino tem um componente muito natural que é o potencial de engajamento”, avalia.

Entre as novidades do mata-mata da competição estão as transmissões, que serão realizadas pela Band, na TV aberta, SporTV, na TV paga, e nos perfis do TikTok da CBF e do Desimpedidos. A partir das semifinais, o torneio também terá o uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

Na próxima temporada, o país ganhará dois novos torneios femininos: a Supercopa do Brasil e a Série A-3. Na opinião de Pellegrino, a maior oferta de competições tornará as competições mais democráticas. Após a participação da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a dirigente acredita que o interesse se estenderá também às competições nacionais. “No passado, esse retorno de grandes competições era acompanhado de poucos campeonatos. O cenário hoje é totalmente diferente.”

Um indicador desse novo cenário é a presença de Cristiane e Formiga, grandes nomes da história da modalidade, que agora defendem clubes brasileiros. De acordo com Pellegrino, que chegou a jogar com as duas pela seleção, ter representantes da equipe nacional no Campeonato Brasileiro é uma mostra de como a competição se consolida como palco para grandes atletas. “Quanto mais avançarmos, teremos ainda mais condição de elevar o nível da competição e das atletas. E, consequentemente, refletir positivamente não só para a seleção principal como também a seleção de base”, explicou.

Veja os principais destaques das quartas do Brasileiro Feminino

14/08, às 15h: Grêmio x Palmeiras
Grêmio e Palmeiras se enfrentam a partir das 15h de sábado (14), no Vieirão, em Gravataí-RS. A partida será transmitida pelo TikTok da CBF. O Palmeiras encerrou a primeira fase invicto, mas deve sofrer com o desfalque de Bia Zaneratto, que voltou ao futebol chinês -ela anotou 13 gols na primeira fase. A defesa alviverde é uma das melhores do campeonato.
Sem Bia, a equipe palmeirense aposta em outros destaques, como Julia Bianchi, que também disputou os Jogos de Tóquio. Já as gremistas apostam em Lais Estevam para conseguir furar a defesa alviverde. No entanto, o Grêmio sofreu 21 gols na primeira fase e tem a pior defesa entre os times classificados.

15/08, às 16h: Ferroviária x Santos
A Ferroviária avançou às quartas na quinta posição da tabela da primeira fase, com 27 pontos, empatada com o Santos. A equipe marcou poucos gols em comparação com as Sereias da Vila, o que a jogou para a parte de baixo do grupo de classificados para as quartas.
No Santos, destaque para a argentina Sole Jaimes, ídolo da torcida alvinegra. A equipe também aposta na artilheira Cristiane para furar a defesa do time grená. O duelo de ida será na Fonte Luminosa, em Araraquara, com transmissão pelo TikTok da CBF.

15/08, às 20h: Avaí/Kindermann x Corinthians
O confronto entre Avaí/Kindermann e Corinthians será uma reedição da final do Brasileiro Feminino de 2020. O jogo de ida das quartas, na Ressacada, em Florianópolis, será transmitido pela Band e pelo canal do Desimpedidos no TikTok.
O Corinthians chega ao mata-mata com apenas uma derrota, mas perdeu Gabi Nunes e Giovanna Crivelari, duas atletas importantes no poder ofensivo da equipe. Mesmo assim, o elenco alvinegro segue como uma das principais forças da competição. Já o Kindermann, time da goleira Bárbara, titular da seleção brasileira, teve campanha irregular na primeira fase e se classificou com a última vaga.

16/08, às 17h: Internacional x São Paulo
O Internacional avançou em sexto na primeira fase do campeonato, com moral após uma vitória sobre o rival Grêmio. Apesar disso, enfrentar o São Paulo pode ser um desafio para as coloradas: o time tricolor venceu o duelo entre as duas equipes na fase inicial, por 2 a 0. Caso avance, o time do Rio Grande do Sul chegará pela primeira vez às semifinais.
Já no São Paulo, a grande expectativa é pela estreia de Formiga. A jogadora de 43 anos deixou o Paris Saint-Germain e está de volta ao futebol brasileiro, mas não tem data confirmada para estrear. As são-paulinas também contam com Duda, que foi uma das melhores jogadoras da seleção em Tóquio, e marcou nove gols marcados na primeira fase, atrás apenas de Bia Zaneratto na artilharia. A partida será transmitida pelo SporTV e pelo TikTok do canal Desimpedidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado