Menu
Torcida

Nova temporada da Fórmula 1 começa em 28 de março, no Bahrein

Jornal de Brasília

16/03/2021 17h37

No próximo dia 28, as luzes vermelhas se apagarão no Bahrein para o pontapé inicial da nova temporada da Fórmula 1. Recheada de novidades, a principal categoria do automobilismo terá o maior calendário de todos os tempos da modalidade, com 23 corridas programadas para a temporada. Como exemplos de algumas das novidades presentes no novo calendário, o campeonato de 2021 marcará o retorno do Grande Prêmio da Holanda em Zandvoort, bem como a prova noturna de estreia do Grande Prêmio da Arábia Saudita.

Conheça o grid de pilotos para a temporada 2021

Com 20 pilotos confirmados para o grid de 2021, apenas três equipes mantiveram seus respectivos pares de pilotos para a temporada que se iniciará em breve: Alfa Romeo (Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi), Mercedes (Lewis Hamilton e Valtteri Bottas) e Williams (George Russell e Nicholas Latifi). 

A Fórmula 1 também contará com três novatos no grid para esta temproada: Yuki Tsunoda, que competirá pela AlphaTauri, além de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, com garantidos ambos no cockpit da Haas. Outro fato importante é que o grid terá o retorno de um bicampeão mundial, o espanhol Fernando Alonso — correrá pela Alpine, que este ano substituirá a nomenclatura da Renault.

Confira abaixo a lista completa de pilotos, com as suas respectivas equipes:

Mercedes: Lewis Hamilton (ING) e Valtteri Bottas (FIN).

Ferrari: Charles Leclerc (MON) e Carlos Sainz (ESP).

Red Bull: Max Verstappen (HOL) e Sergio Pérez (MEX).

Alpine: Fernando Alonso (ESP) e Esteban Ocon (FRA).

McLaren: Daniel Ricciardo (AUS) e Lando Norris (ING).

Aston Martin: Sebastian Vettel (ALE) e Lance Stroll (CAN).

AlphaTauri: Pierre Gasly (FRA) e Yuki Tsunoda (JAP).

Alfa Romeo: Kimi Raikkonen (FIN) e Antonio Giovinazzi (ITA).

Williams: George Russell (ING) e Nicholas Latifi (CAN).

Haas: Nikita Mazepin (RUS) e Mick Schumacher (ALE).

Qual equipe poderá desbancar o reinado da Mercedes em 2021?

Equipe a ser batida na nova temporada da Fórmula 1, a Mercedes venceu os últimos sete mundiais de construtores. Sendo que, nesse período de grande domínio da equipe alemã, também foram sete títulos mundiais de pilotos desde 2014: Lewis Hamilton em seis oportunidades e Niko Rosberg em uma única vez.

Assim como ocorreu na temporada passada, a maior ameaça para a Mercedes em 2021 deverá ser a austríaca Red Bull. Não por acaso, o forte desempenho da Red Bull nos testes realizados na pré-temporada levou o atual campeão Lewis Hamilton a prever uma longa batalha com o time austríaco.

Em recente entrevista coletiva para jornalistas internacionais na pré-temporada, Hamilton destacou a força da Red Bull e disse que eles podem ser considerados os favoritos. Além disso, ele também não poupou elogios ao holandês Max Verstappen, um dos pilotos mais talentosos da categoria.

E como chega a Ferrari? Sem conquistar um título mundial de construtores desde 2008, quando o brasileiro Felipe Massa ficou com o vice-campeonato de pilotos pela escuderia italiana, a Ferrari busca a reação por meio do novo modelo SF21 — o time vem de uma temporada sem nenhuma vitória, seu pior desempenho na categoria desde 1980.

Será que o octacampeonato de Lewis Hamilton vem?

Desde 2017, a Fórmula 1 só teve como campeão mundial de pilotos um nome: Lewis Hamilton, que já soma sete títulos mundiais na carreira (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020). Aos 36 anos e dono da vários recordes individuais na Fórmula 1, dentre eles o maior número de vitórias, o piloto da Mercedes está no auge da carreira e pronto para vencer mais um título da principal categoria do automobilismo.

Ao que tudo indica, Hamilton tem grandes chances de faturar seu oitavo campeonato mundial de Fórmula 1, feito que colocaria o britânico como o piloto com o maior número de títulos da história da categoria — ultrapassando o lendário Michael Schumacher, que também tem sete conquistas. Para se ter uma ideia do favoritismo do piloto da Mercedes em 2021, de acordo com probabilidades do site da casa de aposta online Betway, Hamilton tem 73,5% de chance de levar o título mundial de pilotos na nova temporada da Fórmula 1.

Nessa disputa, o segundo postulante ao título é o holandês Max Verstappen. Segundo a Betway, o piloto da Red Bull tem 22,2% de probabilidade de levar o troféu de campeão. É válido mencionar que no ano passado o holandês ficou com o terceiro lugar na disputa pelo título.

Entre a Band e sai a Globo: a Fórmula 1 terá nova casa no Brasil em 2021

Após 40 anos como a casa da Fórmula 1 no País, a Globo decidiu não entrar em uma queda de braço pelos direitos de transmissão da categoria para os próximos anos. Sendo assim, a Band não perdeu tempo e assinou um acordo de dois anos com a Liberty, dona dos direitos de transmissão do campeonato, para transmitir a Fórmula 1 de forma exclusiva na TV aberta brasileira.

A equipe de transmissão da Band contará com nomes conhecidos do público. O narrador Sérgio Maurício, o comentarista Reginaldo Leme e a repórter Mariana Becker, todos eles com vasta experiência em transmissões da Fórmula 1 pelo Grupo Globo, agora vestirão o uniforme da Band nas etapas da categoria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado