Menu
Torcida

José Perdiz de Jesus assume presidência do STJD

Mandato vai até julho do ano que vem

Willian Matos

25/05/2023 15h12

José Perdiz de Jesus

Foto: Rafael Noleto

O advogado radicado em Brasília José Perdiz de Jesus assumiu, na noite de quarta-feira (24), a presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD). O mandato é válido pela gestão 2020/2024 e vai até julho do ano que vem.

A cerimônia de posse ocorreu na sede do Conselho Federal da OAB-DF e contou com a presença de nomes importantes da política local e nacional, como o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), a ministra do Esporte, Ana Moser, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, entre outros. Presidentes de mais de 20 federações de futebol do país também prestigiaram a solenidade.

O novo presidente, que completou recentemente 60 anos, prometeu cumprir seu mandato “de maneira transparente, honesta e ética”. “Posso afirmar que esse tribunal está plenamente preparado para enfrentar todos os problemas que desafiam a instituição futebol neste momento”, assegurou.

José Perdiz de Jesus assume o STJD no momento em que caminha na Polícia Federal uma investigação contra esquemas de manipulação de partidas de futebol a nível nacional — a Câmara dos Deputados instaurou a CPI das Apostas para também investigar os casos. Sobre isso, o novo presidente afirmou que, assim como fizeram outros países como Inglaterra, França e Alemanha, o Brasil lutará contra as fraudes esportivas.

Outro tema mencionado por José Perdiz é o racismo que vem sofrendo na Espanha o atleta brasileiro Vinícius Júnior. Por diversas vezes nesta temporada, o craque do Real Madrid foi atacado com insultos racistas por parte de torcedores rivais. Perdiz ressaltou que “o racismo também acontece nos nossos estádios e não são esporádicos” e prometeu ações. “É preciso encarar o racismo como o absurdo fenômeno social que é e tem reverberado no esporte de diversas formas: explícito, estrutural e em forma de piadas que não causam diversão. Não nos negligenciaremos.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado