Menu
Futebol

Jogos olímpicos: hotéis têm baixa procura por quartos na capital

Arquivo Geral

29/07/2016 7h08

Angelo Miguel

Eric Zambon
[email protected]

Um quarto de hotel durante os Jogos Olímpicos em Brasília será para poucos. O problema é que não vai ser por falta de vagas. De acordo com a presidente do braço local da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-DF), Adriana Pinto, os estabelecimentos receberão apenas metade dos hóspedes esperados para o período.

“A previsão é de taxas de ocupação de 42%, o que é frustrante. Nossa expectativa era de quase 80%”, desabafa, atribuindo o percentual ao baixo apelo dos jogos de futebol disputados no Mané Garrincha e à falta de divulgação turística do Governo de Brasília.

O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, se defende e lembra que Brasília ainda vive ambiente de austeridade financeira. “Não era desejo nosso diminuir a promoção (da cidade), mas temos tentado trabalhar de forma criativa”, ameniza, garantindo a participação em eventos nacionais e internacionais.

Para ele, as notícias sobre o surto de zika vírus e o momento político conturbado do País são os fatores de influência da baixa procura pelos hoteis da cidade em época de Jogos. Mas Jaime faz uma ressalva: “Teremos dois jogos da Seleção Brasileira aqui, então a gente espera que a ocupação aumente de última hora”, projeta.

Essa expectativa também alimenta as esperanças da rede hoteleira. Para o recepcionista de um estabelecimento no Setor Hoteleiro Norte, Cícero Lima, seria o único jeito de mudar o panorama. “Pode ser que aconteça. Geralmente em eventos grandes preparamos um esquema especial, como no Capital Moto Week. Mas para os Jogos não foi preciso”, atestou, prevendo taxa de ocupação entre 50% e 60%.

Saiba mais

Segundo o Comitê Rio 2016, a maior parte dos ingressos vendidos para as partidas em Brasília foram para compradores locais. Em seguida, para clientes de Goiânia, Anápolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda há ingressos disponíveis para quase todos os jogos de futebol masculino e feminino.

Na Copa do Mundo, a taxa de ocupação dos hoteis, segundo a ABIH-DF, ultrapassou 80%. A associação fez a ressalva que o evento de 2014 tinha Brasília como uma das sedes principais.

As delegações que jogarão no DF se hospedarão todas em hoteis à beira do Lago Paranoá.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado