Menu
Torcida

‘Ele ficou provocando. Foi lá para matar meu filho’, diz mãe de Leandro Lo

“Acho que foi premeditado, esse homem (o policial) foi lá para matar meu filho”, disse a mãe do lutador, Fátima Lo

Redação Jornal de Brasília

09/08/2022 16h50

O atleta foi morto com um tiro na cabeça após um desentendimento; O suspeito de ter feito o disparo é um tenente da Polícia Militar

Foto: Reprodução

A mãe de Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jítsu assassinado no fim de semana, disse nesta terça-feira, 9, acreditar que o crime que resultou na morte do filho foi premeditado. O lutador levou um tiro na cabeça no último domingo, 7, após briga ocorrida em um show na zona sul de São Paulo. O policial militar apontado como autor do disparo está preso.

“Acho que foi premeditado, esse homem (o policial) foi lá para matar meu filho”, disse a mãe do lutador, Fátima Lo, em participação no programa Encontro, da TV Globo.

O entendimento de outros parentes da vítima ouvidos pelo Estadão também é de que o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo agiu de maneira premeditada. A circunstância, porém, ainda deve ser esclarecida pela investigação policial.

“Meu filho estava com outros rapazes e eles são todos lutadores. Olhando para eles, dá para ver que eles têm a característica de lutador, (marcas na) orelha e tudo. E ele (policial) ficou o tempo todo provocando, tomando bebida, tomando água.”

Com o comportamento do policial, Fátima diz que o filho reagiu e confrontou o suspeito. “Isso aqui não é seu, você coloca no lugar”, teria dito Leandro, conforme relato da mãe. O desentendimento ocorreu em show da banda Pixote no Clube Sírio, zona sul da cidade.

O policial, então, teria deixado as bebidas no lugar, mas começou a “peitar” o campeão de jiu-jítsu. Neste momento, Leandro teria imobilizado o homem para evitar que a situação escalasse. De acordo com o advogado da família de Lo, Ivã Siqueira Junior, após se afastar, o policial sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador.

Má intenção

“Se você está sozinho em um lugar e você vai provocar uma mesa que tem só lutador, você está com má intenção”, disse Fátima ao programa Encontro. “Ele (o policial) é um covarde e quero que ele pague pelo que fez.”

O corpo do lutador foi enterrado na tarde desta segunda-feira, 8, no Cemitério do Morumby, zona sul da cidade. A Polícia Civil de São Paulo prendeu o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo após a Justiça determinar a sua prisão temporária por 30 dias. O PM é apontado como o autor do disparo que matou Leandro Lo.

Fotos divulgadas nas redes sociais mostram o suspeito usando um quimono. A Federação Paulista de Jiu-Jítsu não confirma se ele é um atleta federado. A entidade estima que o Estado tenha 1 milhão de lutadores – do total, apenas 40 mil são filiados.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado