Menu
Saúde

Diabetes é uma das causas de amputação no Brasil

Aproximadamente, 382 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. No Brasil, aproximadamente 55 mil amputações são feitas anualmente

Aline Rocha

21/06/2019 17h06

Foto: Divulgação

Aline Rocha
[email protected]

O Diabetes é uma doença que afeta aproximadamente 382 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que uma em quadra quatro pessoas com a doença possam ter algum problema no pé. A complicação, também denominada de pé diabético, ocorre quando uma área lesionada dos pés desenvolve uma ferida.

A doença é considerada uma epidemia mundial e é um dos fatores que influenciam a perda de uma das partes do corpo. Durante o inverno, o clima frio, seco e a incidência de vaso constrição nos diabéticos favorecem o aparecimento dessas lesões.

“O pé diabético é uma desordem decorrente da Diabete Mellitus e pode ser caracterizada por uma tríade: polineuropatia, deformidade nos pés e trauma”, explica a Dra Patrycia Tavares, pós-graduada em Geriatria. A médica ainda conta que os casos mais avançados da doença podem levar a amputações de membros. No Brasil, 55 mil amputações de membros ocorrem anualmente.

Os sintomas característicos dessa patologia são: queimação, dormência e às vezes dor nos pés. De acordo com Patrycia, o paciente diabético deve ter um acompanhamento frequente de seu médico que realizará avaliações dos pés para identificar possíveis lesões na pele.

Para quem sofre com essa doença, a doutora salienta que, durante o inverno, devido ao clima seco e o tempo frio, há uma incidência maior de contração dos vasos sanguíneos, também conhecido como vasoconstrição, e com isso aumentar o aparecimento do pé diabético.

Segundo a médica, a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar o surgimento do pé diabético. “A Diabetes tipo 2 é uma doença totalmente prevenível e deve ser tratada como um problema de saúde pública, assim evitaríamos complicações como pé diabético entre outras como cegueira e insuficiência renal diabética”.

Na próxima quarta-feira (26) a equipe da Clínica Longevitá abre espaço para debater sobre diabetes e pé diabético, no Mezanino do Edifício Cléo Octávio, na Asa Norte, com a participação de especialistas e outras atividades

O evento é gratuito e aberto ao público, com início às 17h e término às 20h, no Mezanino do Edifício Cleo Octávio, na Asa Norte. A Dra Patrycia Tavares, especialista em Longevidade Saudável, da Clínica Longevitá, é uma das participantes da conversa, ao lado do Dr Igor e Dra Mônica, da Clínica Prime Vein, e a Dra Tatiana, da Peron Geriatria. A ação também conta com um coffe break para diabéticos, degustação da Nestlé, aferição de pressão e bioimpedância com a Sabin, exames oftalmológicos com a Clínica da Retina e outros parceiros como a Clínica Rio e a MAC Cosméticos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado