Cenário: set de gravações da novela Escrava Isaura. Canal: TV Record. Ano: 2004. Ator: Rubens de Falco. Não, você não está lendo errado. O ator Rubens de Falco estará na nova versão da novela, que estréia hoje, na Rede Record, às 18h45. A trama foi lançada originalmente pela Rede Globo, em 11 de outubro de 1976, com direção de Gilberto Braga. E o veterano ator está muito feliz com o trabalho, quase 30 anos depois. A música Retirante, de Dorival Caymmi, tema de abertura da primeira versão da novela também volta na edição da Record.
Rubens de Falco interpretará o Comendador Almeida, pai do maléfico Leôncio, personagem que ele viveu na versão da Globo. “É um presente estar participando dessa produção. O convite de Herval Rossano (o diretor) me fez muito feliz. Escrava Isaura marcou toda a minha trajetória de uma forma muito boa”, disse o ator ao Jornal de Brasília. O papel de Leôncio ficou com Leopoldo Pacheco, que, na opinião de Rubens, também interpretará muito bem.
Sobre os 28 anos que se passaram, o artista é categórico. “Prefiro o Rubens de hoje. Com a idade, ganhamos experiência e aprendizado”, diz o ator, que tem 53 anos de carreira e completa 73 de idade amanhã. “Não se assuste! É que quando fiz o Leôncio já tinha 45.” A maturidade dos 40 anos, acredita Rubens, foi um dos fatores decisivos para o sucesso do personagem.
Rubens diz que Leôncio ficou no imaginário popular, “parece que só fiz isso na vida”. Mas não, após Escrava Isaura ele participou de outras novelas e produções para TV, de um total de 32, entre elas Dona Xepa e A Sucessora. Ao todo foram 50 peças de teatro e mais de 20 filmes.
EsperançaQuando começaram as gravações, sob direção de Herval Rossano, Rubens estava em cartaz com a peça Galeria Metrópole. “Foram duas semanas de trabalho intenso. Foi pesado. Mas agora estou me dedicando somente à novela”.
A maioria das cenas iniciais teve como cenário a Fazenda Santa Gertrudes, em Rio Claro, no interior do Estado de São Paulo. Distante 168 km da capital, a propriedade ocupa 847 hectares e compreende casa grande, usina de força e até igreja. Como a fazenda não possui senzala, a produção improvisou uma no porão da casa grande. Recentemente, a Santa Gertrudes serviu de fazenda para Francisca Mão-de-Ferro, personagem de Lúcia Veríssimo em Esperança, da Globo. Hoje, faz as vezes de casa do Comendador Almeida.
“A Record está apostando muito alto na novela e no setor de dramaturgia de um modo geral. Estamos trabalhando com carta branca. Sempre temos nossos pedidos atendidos. É bom trabalhar assim”, revela o ator. Os equipamentos usados são de última geração. “Isso é bom para todo mundo. Para o público, principalmente, e para todos os trabalhadores que dependem desse mercado”, explica.
Aposentadoria Para Rubens de Falco, outro fator fundamental é trabalhar com Herval Rossano. “Ele é um grande diretor. Sempre que trabalhamos juntos os projetos são um sucesso”, elogia.
Quanto à escolha de Bianca Rinaldi para viver a protagonista, ele tem certeza de que foi uma boa aposta. “Herval não erra nunca. Todo o elenco foi bem escolhido”, acredita. Ele ressalta que não se pode comparar as duas novelas, por terem sido adaptadas de formas diferentes e em épocas diferentes. “A versão da Record é mais fiel ao livro de Bernardo Guimarães. Teremos mais personagens também”, conta.
Aposentadoria? “Nem pensar! Quero trabalhar minha vida inteira”, responde. Em novembro, ele volta ao teatro para uma curta temporada de duas semanas com Galeria Metrópole e não descarta a possibilidade de um dia voltar para a TV Globo. “Devemos estar onde é melhor para nós. Hoje, o melhor para mim é a Record, mas isso não invalida que um ia possa voltar a ser a Globo”, afirma.