Bebidas compostas por ácido carbônico, como os refrigerantes, podem aumentar o risco de câncer no esôfago, uma doença geralmente fatal, alertam pesquisadores indianos.
Um grupo de cientistas do Hospital Memorial Tata, na Índia, descobriu uma forte correlação entre o crescimento do consumo per capita de refrigerante nos últimos 50 anos e o aumento documentado dos casos de câncer de esôfago nos Estados Unidos.
Os cientistas estudaram dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e descobriram que o consumo per capita de refrigerantes cresceu mais de 450%, de uma média anual de 49 litros, em 1946, para 224 litros em 2000.
Nos últimos 25 anos, a incidência de câncer de esôfago aumentou mais de 570% entre homens norte-americanos. Segundo dados da Sociedade Americana do Câncer, a doença afetou 13.900 norte-americanos em 2003 – destes, mais de 10 mil eram homens – e matou quase todos. O número de casos de câncer de esôfago claramente seguiu o aumento do consumo de refrigerantes.