Depois de uma galeria de personagens na TV e no teatro, Chico Anysio vem a Brasília mostrar mais uma face: o talento para as artes plásticas. Volta ao Mundo Sem Sair de Casa, a exposição que inaugura na LBV, tem 56 quadros de sua autoria.
O humorista começou a pintar em 1978, sendo esta a sua 37ª exposição. “A pintura é o emprego da minha velhice”, brinca. “Não vou atuar para sempre, mas vou pintar.” Os quadros são inspirados em fotos tiradas por ele mesmo durante viagens pelo mundo. A técnica é o acrílico sobre tela.
“Minha pintura caminha para o expressionismo”, explica. “O que me interessa é a cor, a forma e a pincelada”. Para ele, cada quadro é uma janela para que as pessoas possam olhar e imaginar. São paisagens dos Estados Unidos, Suécia, Noruega, Tailândia, entre outras.
Quanto à televisão, ele se mantém firme no estilo que o consagrou. Entre os 209 tipos criados, tem carinho especial pelo professor Raimundo. Tanto no rádio quanto na TV, ele foi o primeiro personagem de Chico, que lançou e recuperou muitos artistas, como Heloísa Perissé, Cláudia Gimenez e Zilda Cardoso. “Há quatro gerações estou divertindo o povo”, lembra. “É uma função que Deus me deu. Sou um comediante que pinta, que escreve livros, mas que é comediante.”
Chico pinta quase todos os dias das 6h ao meio-dia, e produz cerca de 30 quadros por mês. Depois de Brasília, fará uma exposição em Santa Catarina, duas em Portugal e uma no Rio de Janeiro. “Tenho uma simpatia muito grande por Brasília, estou pensando em tirar umas fotos e fazer quadros da cidade, para mostrar aqui”, conclui.