A Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional recebe, hoje, às 20h, uma das mais prestigiadas orquestras de câmara da atualidade em concerto único, promovido pela Secretaria de Cultura e pela Embaixada da Itália.
I Solisti Veneti apresenta-se sob a batuta de seu fundador e diretor, maestro Claudio Scimone. No programa, obras de Albinoni, Vivaldi, Gnattali, Paganini, Puccini, Pascucci, Drigo e Rossini. A entrada é franca.
Fundado em Pádua, na Itália, em 1959, o conjunto com 18 integrantes já realizou mais de 4 mil concertos em aproximadamente 60 países. Com mais de 300 álbuns gravados, contribuiu para trilhas sonoras de diversos filmes como As Sete Últimas Palavras na Cruz, com música de F.J.Haydn, sob direção de Ermano Olmi, filmado na Cappella degli Scrovegni; a série Estro Armônico, de Vivaldi e Corelli na Roma dos Papas.
O maestro Claudio Scimone estudou regência com Dimitri Mitropolous e Franco Ferrara. Convidado para reger as maiores orquestras em todo o mundo, atualmente é regente honorário da Orquestra Gulbenkian de Lisboa. Em 2005, obteve sucesso no Teatro La Fenice, após a reconstrução do mesmo, em Veneza, com a primeira apresentação moderna da ópera Maometto II, de Rossini, em versão escrita para o La Fenice em 1823.
Serviço
Orquestra de Câmara Italiana I Solisti Veneti – Regência do maestro Claudio Scimone. Hoje, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A entrada é franca, mediante retirada de convites na bilheteria. Informações: 3325-6232.