Menu
Promoções

Milhares de albano-kosovares festejam independência do Kosovo em Pristina

Arquivo Geral

17/02/2008 0h00

Dezenas de milhares de cidadãos kosovares, albaneses e de países vizinhos festejaram em Pristina a declaração da independência unilateral do Kosovo, aprovada hoje pelo Parlamento kosovar.

O centro da capital ficou fechado ao tráfego para facilitar as comemorações, cujo ponto culminante serão as mensagens à população do primeiro-ministro, Hashem Thaçi, e do presidente Fatmir Sejdiu, que devem ser pronunciadas às 19h (em Brasília).

Em meio a fogos, danças e cantos tradicionais, as pessoas brindavam e desfrutavam da comida oferecida gratuitamente na rua e nos bares.

No centro de Pristina se inaugurou hoje uma escultura, batizada como o “Momento da Independência”, uma estrutura de ferro composta de letras que formam as palavras “New Born” (recém-nascido, em inglês).

Os cidadãos podiam deixar suas assinaturas no monumento, que marca este histórico dia para o Kosovo.

“Agora somos livres, temos nosso Estado e não dependemos mais dos sérvios”, afirmou à Agência Efe Afrim, um jovem que se protegia do frio com um cachecol que mostrava a bandeira nacional albanesa.

Shpresa, uma aposentada, estava com uma bandeira albanesa feita por ela mesma, com lã, na qual estavam penduradas fotos do ex-presidente americano Bill Clinton e da ex-secretária de Estado Madeleine Albright.

“É seu mérito que estejam agora gozando desta liberdade. Sem os Estados Unidos teríamos que esperar mais ainda”, afirmou.

Um idoso afirmava, eufórico, que está “feliz, porque finalmente se separaram dos sérvios, que ocuparam a região e reprimiram os povos durante séculos”.

“Estávamos há centenas de anos esperando este dia histórico. As coisas irão melhorar agora, haverá trabalho e dinheiro”, dizia, otimista sobre o futuro do Kosovo, uma das regiões mais pobres da Europa.

Um homem da localidade albanesa de Kukes, conhecida durante a guerra de 1999 como o principal ponto de entrada dos refugiados kosovares na Albânia, afirmou que foi a Pristina “para festejar com os irmãos kosovares”.

Enquanto isso, nascia o primeiro bebê do Kosovo independente, uma menina, em uma maternidade da localidade de Lipljan (sudeste).

Ela nasceu minutos depois da proclamação e recebeu o nome de Pavaresia, independência em albanês.

Enquanto os albaneses festejavam a independência, os servo-kosovares se resignavam e alguns reagiram com violência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado