Embora seja uma novidade, Slacker Uprising se passa durante as semanas anteriores ao pleito presidencial de 2004, no qual se enfrentaram Bush e John Kerry, então candidato democrata.
O último trabalho de Moore relata a campanha eleitoral paralela realizada pelo diretor e sua equipe por 62 cidades do país para mobilizar a juventude a comparecer às urnas e evitar a reeleição de Bush.
No documentário, Moore contou com a participação de artistas como o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder; a atriz Roseanne Barr; o guitarrista do Rage Against the Machine, Tom Morello; o grupo R.E.M. e o ator Viggo Mortensen.
Slacker Uprising, apenas acessível para os residentes nos EUA e no Canadá por meio de download gratuito no site SlackerUprising.com, é a reaparição de Moore diante da nova eleição presidencial do país depois de, em 2004, lançar Fahrenheit 11/9.
Nesta ocasião, Moore apresenta seu filme mais eleitoreiro, longe de sua elaborada crítica às armas nos EUA em Tiros em Columbine (2002), que lhe rendeu um Oscar, e de seu último grande filme SiCKO – $O$ Saúde, no qual atacou o funcionamento do sistema de previdência social do país.
“Estive pensando sobre como poderia ajudar as eleições este ano”, disse o diretor. Ele espera que o documentário inspire “milhões de pessoas a se levantar do sofá e dar uma oportunidade ao voto”.
“A única coisa que queremos em troca é que o maior número de jovens da história vá votar em novembro”, disse Moore.
A estréia do documentário na internet sem passar pelas salas de cinema tem como objetivo conseguir sua rápida difusão, a pouco mais de um mês para o pleito, assim como agradecer o apoio de seus seguidores quase 20 anos após seu primeiro filme, Roger & Me (1989).