A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas recebeu, na quinta-feira, quatro novos candidatos ao Oscar 2005 de melhor filme em língua estrangeira. Os filmes candidatos vieram da Itália, Holanda, Suécia e Noruega. Um júri italiano composto 711 profissionais do cinema e da área cultural selecionaram Le Chiave di Casa (As Chaves de Casa), de Gianni Amelio, um dos favoritos para receber o Leão de Ouro do Festival de Veneza, este ano, mas que deixou o evento sem nenhum prêmio. O filme é estrelado por Kim Rossi Stuart no papel de um pai que procura reaproximar-se de seu filho, deficiente físico de 14 anos representado por Andrea Rossi.
É a quarta vez que um filme de Amelio é escolhido para representar a Itália na corrida pelo Oscar. Os outros foram As Portas da Justiça, em 1990, Ladrão de Crianças, em 1992, e América, em 1994. Amelio ainda não conquistou nenhum Oscar.
A Holanda escolheu a tragicomédia de Eddy Terstall Simon, sobre a amizade improvável entre um traficante de drogas heterossexual e um estudante de odontologia gay. O filme estreou no Festival de Cinema da Holanda, em Utrecht.
O segundo trabalho de Erik Poppe, Hawaii, Oslo, é o candidato norueguês ao Oscar. O filme acompanha uma série de histórias interligadas que acontecem em Oslo no dia mais quente do ano. Hawaii foi saudado com boas críticas quando estreou no Festival Norueguês Internacional de Cinema, em Haugesund.
O candidato da Suécia é As in Heaven, da roteirista e diretora Kay Pollack. O drama romântico sobre um regente de orquestra que retorna à cidade onde passou sua infância, depois de sofrer um colapso emocional, arrecadou US$ 3,3 milhões em suas quatro primeiras semanas em cartaz na Suécia.
O Brasil concorrerá por uma vaga na corrida ao Oscar com o filme Olga, de Jayme Monjardim. O anúncio dos cinco filmes estrangeiros candidatos ao Oscar será em 25 de janeiro próximo.