Menu
Promoções

Karl Marx sofria grave doença de pele por fumar em excesso, segundo estudo

Arquivo Geral

20/06/2008 0h00

O pensador alemão Karl Marx (1818-1883), cujas teorias deram origem ao socialismo e ao comunismo, sofria de uma dolorosa doença da pele, a hidradenite supurativa aguda, causada pelo fumo em excesso.

Essa foi a conclusão dos professores de medicina alemães Rudolf Happle e Arne König, da Universidade de Marburg, que baseiam suas conclusões em estudos clínicos e relatórios históricos sobre o autor de O Capital.

A Universidade de Marburg informou hoje que ambos os professores consideram que “a doença dermatológica do pensador é um exemplo ilustrativo das graves conseqüências do consumo de tabaco”.

Karl Marx sofreu durante anos com dolorosos abscessos e fístulas nas axilas e nas virilhas, assim como em torno do ânus, assinalam os especialistas germânicos, em um estudo que será publicado no mês que vem no British Journal of Dermatology, e que foi antecipado pela universidade.

Segundo os médicos, o mal tinha sua origem no elevado consumo de tabaco, como demonstra um estudo realizado por Happle e König com pacientes que sofrem dessa doença.

De acordo com os dados dos especialistas, 89% das pessoas que apresentaram a doença eram fumantes.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado