O quinto encontro do projeto Vertentes Literárias, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), recebe nesta quarta-feira o escritor Moacyr Scliar, um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. O encontro será a partir das 19h e é gratuito, mediante apresentação de senha que pdoe ser retirada no local com meia hora de antencedência.
O tema do debate será a crítica literária, mas é claro que Moacyr também vai falar de sua experiência como escritor de contos, crônicas e romances, além de colunas em jornais de vários estados brasileiros.
Para Moacyr, a crítica é importante, mas não deve ser levada tão a sério quanto alguns fazem. O escritor, que é membro da Academia Brasileira de Letras, afirma, ainda, que nunca teve problemas com a crítica.
Outro assunto que será abordado na palestra de Moacyr Scliar será seu processo de criação. "Acredito em inspiração não como uma coisa que vem de fora, que baixa no escritor, mas como o resultado de uma peculiar introspecção que permite ao escritor acessar histórias que já se encontram em embrião no seu próprio inconsciente e que costumam aparecer sob outras formas — o sonho, por exemplo. Mas só inspiração não é suficiente", ensina.
Atualmente, Moacyr trabalha em seu 75º livro, que deve se chamar Paixões Insólitas e vai contar uma série de histórias que abordarão casos de amor.
Depois do encontro com o público, Moacyr estará autografando seu mais recente romance, Vendilhões do Templo.