A Organização Lagrima Brasil foi criada em 1999 e é mantida apenas por voluntários. Além de repassar informações para os interessados e fomentar a discussão em torno da síndrome de Sjögren, ela tem distribuído também remédios para os portadores carentes. “Mas, para isso, este tem que provar sua condição de carência e apresentar também um documento médico, atestando que tem realmente a doença”, informa Stella Oliveira, presidente da entidade.
A Organização funciona por meio de um site na internet, o www.lágrima-brasil.org.br. O conteúdo desta página da internet traz um detalhamento bem didático sobre o que é a doença, os sintomas e os tratamentos possíveis. Quem não tiver acesso a computador, em Brasília, existe uma voluntária que pode fazer a ponte com a entidade. É Aladia Ribeiro, que pode ser contatada pelo telefone 9624-9740.
Stella lembra que o Distrito Federal tem um dos centros de referências da síndrome de Sjögren no Brasil, o Hospital Universitário – HUB, que pode ser procurado pelos portadores da enfermidade.