Para celebrar o Dia Nacional do Poeta, comemorado hoje, o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal juntamente com os grupos Luna & Amigos e Baianidade Candanga promoverão um recital, hoje, no Café.Com Poesi@s, na 103 Norte, a partir das 20h.
O Café.Com Poesi@s nasceu com a idéia de abrir espaço para poetas e amantes da poesia e da literatura. Entre os artistas e escritores brasilienses que estarão nesta festa, estão Gustavo Dourado (presidente do Sindicato dos Escritores do DF), Marineide Miranda, Menezes y Morais, Rômulo Marinho, Áureo Mello, Ruy Neto, Meireluce Fernandes, Sônia Carolina, Fagundes de Oliveira, Cassiano Nunes, o Grupo Coletivo de Poetas, entre outros. O evento contará ainda com a participação especial dos músicos Luciano Bernardes, Raimundo Moura, Marcelo Torres e Ivete Moreira.
A escritora Cecília Meireles tentou explicar o que é poesia, quando escreveu Motivo: “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: – mais nada”.
Assim como a voz feminina da literatura brasileira, outros grandes escritores como Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, entre outros, aparecem com destaque na história com poesias líricas, sempre com o olhar clínico de observadores das várias facetas da vida.
Segundo o escritor e professor Gustavo Dourado, a poesia é, além de inspiração, muita transpiração. “É lógico que existem poetas que nascem com o dom de escrever, mas existem ainda aqueles que estudaram e pesquisaram bastante e que também são grandes artistas”, comenta. Ainda na opinião de Dourado, o hábito da leitura é mais do que fundamental.
Do tempo mitológico ao histórico, a poíesis busca dar interpretação às contradições do espírito, à ordem e desordem do mundo. Em toda parte do planeta e em um período da história, grandes poetas tinham a alma sensibilizada com temas sobre universo, amor, paixão e ódio.