A Broadway está agitada e repleta de zunzunzum à espera da entrega do prêmio Tony Awards neste domingo.
A cerimônia vai marcar o ponto culminante de uma temporada de sucessos e fracassos inesperados, que motivou comentários sobre a morte do musical americano e o triunfo do teatro anglo-irlandês.
Os organizadores da cerimônia da premiação Tony Awards, que será transmitida ao vivo pela rede de televisão CBS, convocaram para apresentar o show uma série de celebridades, que vão desde Oprah Winfrey até Julia Roberts, apesar de ela não ter obtido indicação ao prêmio por seu trabalho de estréia na Broadway.
A disputa pelo prêmio de melhor musical é apertada entre dois espetáculos muito diferentes: Jersey Boys, sobre o grupo de música pop Frankie Valli and the Four Seasons dos anos 1960, e The Drowsy Chaperone, uma paródia dos musicais dos anos 1920.
O favorito para o Tony de melhor peça nova é The History Boys, de Alan Bennett, uma das três peças da Inglaterra que concorrem ao prêmio.
Num artigo que resume a temporada, intitulado O Dia em que o Musical Morreu, o crítico do The New York Times Ben Brantley lamentou o fato de que quase todos os "novos" musicais deste ano foram inspirados em "nomes de marca" de livros, filmes ou música.
"Será apenas questão de tempo até Ronald McDonald – O Musical chegar à cidade", escreveu o crítico.