Os poetas Carlito Azevedo e Angélica Freitas participam de um festival itinerante de poesia latino-americana na Alemanha, junto com outros dez autores de países hispânicos.
Já em sua segunda edição, o festival “Latinale” reúne nomes jovens da poesia da América Latina para divulgá-los na Europa. O evento começa em Berlim no sábado, 27 de outubro, e dura até 7 de novembro
Um dos critérios de seleção deste ano voltou a ser a vontade de apresentar uma multiplicidade de vozes, tanto no aspecto formal quanto temático, além de divulgar as novas tendências da poesia latino-americana.
A gaúcha Angélica Freitas, de 34 anos, acaba de publicar seu primeiro livro, “Rilke Shake” (um trocadilho com o nome do poeta Rainer Maria Rilke). Falando à Efe, ela descreveu a estréia como “uma mistura de referências literárias com muito humor”, na qual questiona “o porquê dos monstros sagrados da literatura”.
A poetisa, que também domina alemão, leu um de seus poemas em português e na língua local em Berlim. Para ela, o festival é uma “oportunidade enriquecedora para escutar poetas de outros países”.
Ela e o carioca Carlito Azevedo poderão escutar os colegas a partir do dia 30, quando a “caravana lírica” parte de Berlim e começa a jornada com paradas em Colônia, Potsdam e Leipzig, terminando no dia 7 de novembro na Kulturhaus (Casa da Cultura) de Hamburgo.