Menu
Política & Poder

Pesquisa: 39,6% dos entrevistados são favoráveis a possível candidatura de Moro à Presidência

Entretanto, 34,3% dos entrevistados acreditam que Sergio Moro deveria deixar o cargo no Ministério da Justiça

Aline Rocha

02/09/2019 15h53

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participa de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Aline Rocha
[email protected]

Em pesquisa de opinião pública feita pela Paraná Pesquisa, 2.286 habitantes foram questionados se conhecem e como avaliam a atuação do ex-juiz e atual Ministro da Justiça Sergio Moro. A pesquisa foi estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

A pesquisa indica que 92,8% dos entrevistados conhece o ministro, enquanto 7,2% não conhecem Moro nem por nome. Dos que conhecem o ministro, 39,8% acredita que a imagem de Moro está sendo prejudicada pela permanência no Ministério da Justiça e 51,9% acredita que a imagem não foi prejudicada.

34,3% dos entrevistados também acreditam que Moro deveria deixar o cargo e 58,8% acreditam que não há necessidade. Além disso, 39,6% das pessoas entrevistadas são favoráveis a uma possível candidatura de Moro à Presidência da República em 2022 e 52% são contrários a essa decisão.

O levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas telefônicas com habitantes acima de 16 anos em 26 estados e no Distrito Federal, entre 28 e 31 de agosto de 2019. 20% das entrevistas foram auditadas simultaneamente à realização.

A amostra atinge grau de confiança de 95% com margem de erro de aproximadamente 2% para os resultados. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95% com margem de erro de 3% para a Região Sudeste, onde foram realizadas 994 entrevistas; 4% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 617 entrevistas; 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 341 entrevistas; e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 334 entrevistas.

A Paraná Pesquisas é registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19. A amostra é representativa dos moradores das áreas onde ocorreram as pesquisas e foi selecionada em três etapas:

1. Sorteio probabilístico dos municípios em que ocorreriam as entrevistas por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) com população residente acima de 16 anos;
2. Sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, por meio do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) com população residente acima de 16 anos;
3. Seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico
Confira o resultado da pesquisa:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado