Menu
Política & Poder

Ex-presidente Michel Temer vira réu no chamado Inquérito dos Portos

Willian Matos

29/04/2019 19h38

Temer

Foto: Arquivo Pessoal

Da redação
[email protected]

Segundo o Blog da Andréia Sadi, do G1, o ex-presidente Michel Temer virou réu no chamado Inquérito dos Portos. Nesta segunda-feira (29), o juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos aceitou denúncia enviada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, em dezembro do ano passado.

No último dia 15, o Ministério Público Federal (MPF) confirmou a denúncia e pediu que o ex-presidente se tornasse réu no caso. Além de Temer, o ex-deputado federal e ex-assessor da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures, o amigo pessoal do ex-presidente João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, um sócio de Lima e executivos da empresa Rodrimar, envolvida no inquérito, também são réus agora.

Inquérito dos Portos

O inquérito foi aberto em 2017, a partir de delações premiadas de executivos do grupo J&F. Para o MPF, Michel Temer cometeu os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao editar o Decreto 9.048/2017, que tratava do setor portuário. O ex-presidente teria recebido vantagens para editar o decreto, que beneficiaria o J&F.

Os contratos da Rodrimar com a empresa Argeplan, do Coronel Lima, e mensagens trocadas entre Rocha Loures e Ricardo Mesquita são algumas das provas incluídas pelo MPF e citadas pelo juiz na decisão em que aceitou a denúncia. O juiz concedeu prazo para que as defesas dos agora réus respondam e autorizou o compartilhamento das informações do caso com outros inquéritos em investigação na Justiça Federal.

Temer se pronunciou

Quando a denúncia foi apresentada pela PGR, Temer se pronunciou por meio de nota. Segundo o texto, ele irá provar que “não houve nenhuma irregularidade no decreto dos portos, nem benefício ilícito a nenhuma empresa”. O ex-presidente já é réu em quatro ações penais, denunciado em três inquéritos e investigado em mais cinco casos, divididos por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado