Menu
Política & Poder

Bem a frente do segundo lugar, Rafael Prudente é eleito o presidente da CLDF

Arquivo Geral

01/01/2019 17h04

João Paulo Mariano/Jornal de Brasília

João Paulo Mariano
[email protected]

Com 17 votos, Rafael Prudente (MDB) vai ser o próximo presidente da Câmara Legislativa do DF no biênio 2019/2020. Ele desbancou o outro candidato, Cláudio Abrantes (PDT), que recebeu apenas sete dos votos. A sessão foi presidida por Robério Negreiros (PRP). Prudente  assume o lugar de Joe Valle (PDT).

O parlamentar, que foi reeleito neste ano, recebeu 26.373 votos no pleito de 2018 e foi um dos deputados mais bem votados. Ele terá o desafio de costurar as discussões e fazer a ponte entre governo e a Casa. Rafael Prudente é do mesmo partido do governador que tomou posse mesa manhã, Ibaneis Rocha. A Vitória foi fácil já que o bloco Para Unir o DF, composto por 17 deputados, votou em peso no parlamentar.

Disputa

Os dois únicos parlamentares que se colocaram na disputa foram Prudente e Abrantes. Rodrigo Delmasso (PRP), no inicio das discussões, foi apontado como um dos possíveis nomes para assumir a presidência, mas preferiu se abster e concorrer a vice presidência da CLDF – acabou conseguindo.

A disputa foi motivo de muita discussão já que os dois candidatos apoiavam o governador Ibaneis Rocha, que tomou posse nesta manhã, desde o início da campanha eleitoral. Apesar da possibilidade de ter um peso na escolha, já que é o chefe do Executivo, o emedebista preferiu se ausentar, ao menos fora dos bastidores, de dar apoio a alguém.

Discussões

A sessão começou às 15h02 e foi suspensa logo depois para as questões de ordem. O primeiro a falar foi deputado Chico Vigilante (PT) que pediu para que seja observada a proporcionalidade dos integrantes dos partidos da Casa para que o regimento interno fosse obedecido e a minoria não seja esmagada pela maioria. O parlamentar também disse que nesta terça feira só poderia ocorrer a votação da Mesa Diretora e não das Comissões Permanentes.

Rafael Prudente e os integrantes de seu bloco disseram que não havia problema em votar tudo hoje. Vigilante, então, se enfureceu e direcionou a fala para Prudente: “É assim que o senhor vai unir a Casa?”.

Após todos os votos declarados e já como presidente, Rafael afirmou que a eleição foi democrática e que houve tempo de saber as propostas de cada um. Ele ainda disparou críticas ao correligionário de Vigilante, o ex governador Agnelo Queiróz. “Não houve atropelo como houve como nas eleições passadas. Nem atropelo como houve com Agnelo Queiróz. O Ibaneis não colocou a mão pesada na eleição da Mesa”.

Depois, ele agradeceu a todos que votaram nele e prometeu levar o mandato da melhor forma.


Mesa Diretora

O presidente da Mesa Diretora, que é composta por cinco integrantes, será Rafael Prudente. A vice presidência ficou com Rodrigo Delmasso com 17 votos. Julia Lucy (Novo) era a candidata do outro bloco e recebeu apenas seis votos. Vigilante se absteve.

A Primeira Secretaria ficou com Iolando (PSC) e a suplência com Jorge Vianna. Houve 23 votos a favor. A unica abstenção foi de Chico Vigilante. Já a Segunda Secretaria e a Terceira vão ser comandadas por Robério Negreiros e Roosevelt Vilela (suplente) e João Cardoso e Jaqueline Silva (suplente), respectivamente.

A Corregedoria ficou com José Gomes, que ficou com a maioria dos votos – 19. Ele era candidato único. Essa cadeira é importante pois todos os processos de cassação passam pela pasta. Para a Ouvidoria, Daniel Donizet, foi escolhido. Ele também era o único candidato, recebeu 20 votos – o restante foi de abstenções – e terá a obrigação de fazer a ponte com a população, dando encaminhamento as reclamações e sugestões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado