Menu
Política & Poder

Após prisão, Justiça determina afastamento de Crivella

Desembargadora afirmou que Crivella era o chefe do “QG da Propina”. Prefeito foi preso na manhã desta terça (22)

Redação Jornal de Brasília

22/12/2020 11h56

A Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento do prefeito Marcelo Crivella. Ele foi preso nesta terça-feira (22) no âmbito de operação que investiga esquema de propina na Prefeitura.

Para a desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, Crivella era o chefe do QG da Propina. Trata-se de um grupo que recebia valores de empresas para beneficiá-las em contratos. Rosa Helena afirma que as irregularidades ocorreram nos últimos quatro anos, e que o prefeito não só sabia de tudo, mas também autorizava e se beneficiava.

Embora esteja deixando a Prefeitura após ser derrotado pelo candidato Eduardo Paes nas últimas eleições, Crivella pode representar riscos à ordem pública caso permanecesse no cargo nestes próximos nove dias.

Além de Crivella, foram presos o empresário Rafael Alves, o delegado aposentado Fernando Moraes, o ex-tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo, e um empresário identificado como Adenor Gonçalves dos Santos. O ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da operação, mas teria se mudado para Belém-PA e deverá se apresentar.

Ao ser preso, Crivella afirmou ser o prefeito “que mais atuou contra a corrupção”. “Lutei contra o pedágio ilegal, tirei recursos do carnaval, negociei o VLT, fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro”, disse. O prefeito declarou também que espera por justiça.

O vice-prefeito de Crivella, Fernando McDowell, morreu em 2018. Com isso, quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe (DEM).

Paes conversou com Jorge Felipe

Eduardo Paes usou sua conta no Twitter para falar sobre a prisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ocorrida na manhã desta terça-feira (22). Paes derrotou Crivella nas eleições de 2020 e assumirá a Prefeitura daqui a dez dias.

Paes declarou que conversou com quem vai substituir Crivella para que a transição continue sendo realizada. “Conversei nessa manhã com o presidente da câmara de vereadores Jorge Felipe para que mobilizasse os dirigentes municipais para continuar conduzindo suas obrigações e atendendo a população”, declarou o prefeito eleito. “Da mesma forma, manteremos o trabalho de transição que já vinha sendo tocado.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado