As amígdalas e as adenoides são glândulas responsáveis pela ativação das células do sistema imune, na produção de anticorpos. Quando aumentadas, as pessoas fazem a cirurgia para retirar esses tecidos linfoides. Esse aumento causa repetidas infecções de garganta, dificuldade na respiração, ronco e apneia.
O aumento das amígdalas ou adenoides é chamado de amigdalite e adenoidite, respectivamente. Apesar de muitas dessas infecções na garganta serem controladas com o uso de antibióticos, em alguns casos, observando a frequência que ocorrem, indica-se a cirurgia.
A cirurgia no Centro Otorrino de Brasília (CEOL) é realizada em algumas horas e o profissional responsável é o otorrinolaringologista. Geralmente o tempo mínimo de internação são seis horas.
O procedimento ajuda no crescimento das crianças. É o que diz um estudo do hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. O trabalho foi feito com 26 crianças com hipertrofia no tamanho das amígdalas e adenoide. Os estudiosos verificaram se havia interferência na produção do hormônio do crescimento liberado durante o sono, o IGF-1. Em todas elas, apresentou-se um aumento significativo do hormônio.