Menu
Saúde

Palatoplastia: abertura de fístula após o procedimento cirúrgico é comum?

Jornal de Brasília

16/12/2021 1h46

Atualizada 20/12/2021 17h48

O tratamento da fissura labiopalatina consiste na realização de uma ou mais cirurgias, além do acompanhamento médico por uma equipe multiprofissional que deve auxiliar na fala, nutrição e até mesmo no convívio social desses pacientes.

Por ser um tratamento longo, a correção da fenda labiopalatina é cercada de dúvidas, mesmo daqueles pacientes que já estão recebendo orientação médica, é o caso dos pacientes que já realizaram a cirurgia de palatoplastia, mas que se depararam com a abertura de uma fístula após o procedimento. Afinal, este quadro é comum? Quais são as consequências desse novo buraquinho? Continue lendo e descubra.


Por que as fístulas acontecem?



Em alguns casos, após as cirurgias de palatoplastia, nome dado ao procedimento que faz o fechamento da fissura de palato, pode de fato ocorrer o surgimento de uma fístula. Tais fístulas são resultados de interferências no processo de cicatrização da mucosa do palato duro, que, por sua vez, possui menos mobilidade que o palato mole.

Para entender melhor, é preciso ter em mente que nesta região, os tecidos possuem menos mobilidade que no palato mole, no qual o tecido é mais maleável,  há de se considerar a tendência de um fechamento de palato com um pouco mais de tensão, sendo que qualquer sutura de tecido realizada sob tensão tem risco de abertura.

Apesar de algumas técnicas serem aplicadas durante a correção da fissura lábio palatina para amenizar a tensão do palato duro, é possível sim que a abertura de um pequeno buraquinho aconteça após a palatoplastia.


Consequências da abertura de fístulas após palatoplastia


O tamanho do buraquinho, ou da fístula, como também pode ser chamada, está relacionado com o impacto exercido sobre a fala do paciente com fissura. Quanto maior a fístula, maior será o escape de ar da boca para o nariz, gerando como consequência uma voz mais anasalada durante a fala.

Seguir as recomendações corretas do pós-operatório da palatoplastia é uma das formas de diminuir a incidência de abertura de fístulas. Geralmente, o paciente deve seguir uma dieta líquida, prescrita pelo médico, dessa forma evita-se o acúmulo de resíduos nos pontos, que por sua vez tende a atrapalhar na cicatrização. Aliás, a ingestão de alimentos sólidos também pode tensionar a linha de sutura, abrindo fístulas após a palatoplastia.

Se o seu filho teve o surgimento de uma fístula após a cirurgia, converse com o cirurgião craniofacial que fez o procedimento para conseguir as orientações corretas de acordo com o quadro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado