Após uma temporada irregular, as estrelas do Vôlei Futuro provaram, nesta terça-feira, que têm totais condições de chegar ao título da Superliga Masculina. A equipe do interior de São Paulo derrotou a Cimed/Florianópolis por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/21, 25/20 e 25/22, em Santa Catarina. Além do talento peculiar, Vissotto, Lucão, Ricardinho e companhia utilizaram da raça para largar na frente nos playoffs do torneio.
Diferente das três partidas das quartas de final realizadas até então, o confronto entre Cimed/Florianópolis e Vôlei Futuro foi, desde o início, calcado no equilíbrio.
No primeiro set, o sexteto de Araçatuba fez das tripas coração para não deixar os donos da casa abrirem vantagem. No entanto a mão treinada do levantador Bruninho decidiu e a equipe catarinense venceu o primeiro set.
Mesmo saindo atrás do placar, o galáctico time do Vôlei Futuro não entregou os pontos. Sob a batuta de Ricardinho – que protagonizou um belo duelo de improviso com Bruninho -, o time visitante ditou o ritmo e deixou tudo igual em Florianópolis.
Na terceira parcial, a partida continuou totalmente indefinida. Os clubes foram se alternando no placar até o Vôlei Futuro, eficiente nos contra-ataques, abrir uma vantagem de quatro pontos (17 a 13). O selecionável Leandro Vissotto, implacável quando acionado, cravou bolas importantes.
A Cimed, tetracampeã nacional, não conseguiu buscar o resultado, abusou dos erros bobos e viu os visitantes, apenas sétimos colocados na primeira fase, tomarem a dianteira do jogo.
Apesar da virada, os paulistas não perderam a concentração, mantiveram a toada e, pela primeira vez na história do confronto, derrotaram a Cimed (anteriormente, o retrospecto apontava 11 triunfos em 11 jogos para os catarinenses).
Com a ótima vitória (que abriu a série melhor de três), o Vôlei Futuro – enfim fazendo jus aos investimentos do início da temporada – é o segundo time a vencer fora de casa nos playoffs. Na segunda-feira, o Vivo/Minas derrotou o BMG/Montes Claros, no interior de Minas Gerais.
O próximo encontro entre as equipes será na próxima sexta-feira, desta vez em Araçatuba. Para a Cimed, do técnico Marcos Pacheco, resta somente ganhar o segundo embate para trazer a decisão para o Sul do País.