Menu
Saúde

Ministério da Saúde prorroga inscrições do AgPopSUS até 30 de janeiro

A iniciativa selecionará movimentos sociais para formar 450 turmas em 17 unidades da federação, beneficiando até 9 mil estudantes com bolsas mensais.

Redação Jornal de Brasília

20/01/2026 12h49

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições para a chamada pública do Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS) até o dia 30 de janeiro. A medida visa ampliar a participação de movimentos sociais populares na formação de 450 turmas distribuídas em 17 unidades da federação.

Em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), o programa oferecerá bolsas aos educadores no valor de R$ 2.500 mensais, além de bolsas-incentivo de R$ 560 para os estudantes, cobrindo despesas como deslocamento e outras necessidades para a permanência no curso. Cada turma será composta por um educador e 20 educandos, podendo beneficiar até 9 mil estudantes no total.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, enfatizou que o edital reforça a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo formação e informação por meio da mobilização comunitária. “O programa fortalece ainda mais a saúde e a participação popular como direitos presentes na construção diária do SUS, a partir da mobilização dos voluntários que organizam a comunidade onde vivem para garantir direitos sociais”, destacou.

Instituído pela Portaria GM/MS nº 1.133, de 16 de agosto de 2023, o AgPopSUS busca contribuir para a defesa do SUS e do direito à saúde, fortalecendo o protagonismo popular, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios do SUS. Mais detalhes sobre o edital estão disponíveis na página do programa no site do Ministério da Saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado