Como outros males da tireóide, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres, a partir dos 40 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer indivíduo independente de gênero ou idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia cerca de 3 a 5% da população tem alguma forma de hipotireoidismo. Nesses casos é como se o organismo estivesse funcionando mais devagar e por isso as pessoas na maioria das vezes sentem cansaço excessivo, sintomas depressivos, diminuição da memória, fala lenificada, sonolência, constipação intestinal; outros sintomas comuns também são menstruação irregular, dores musculares, pele seca, queda de cabelos, ganho de peso, aumento do colesterol .
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune, onde o próprio sistema imunológico reage contra a tireóide. Mas outras causas como deficiência do iodo, iodoterapia e uso de algumas medicações podem levar ao hipotireoidismo.
A especialista em endocrinologia Carolina Meireles explica que o diagnostico é simples, realizado com a dosagem dos hormônios tireoidianos no sangue. O tratamento deve ser iniciado com o hormônio tireoidiano assim que realizado o diagnóstico. As medicações podem ser usadas em qualquer idade, incluindo o uso durante a gestação. “O acompanhamento com o endocrinologista deve ser realizado periodicamente para avaliação e reajuste das doses dos hormônios quando necessário. As pessoas tratadas apresentam uma vida completamente normal, sem restrições e as mulheres podem engravidar normalmente desde que as taxas hormonais estejam ajustadas”, orienta Carolina. De acordo com a especialista, a medicação nunca deve ser interrompida sem orientação médica, principalmente nas gestantes.
Muitas pessoas questionam a respeito de ganho de peso causado pela doença, mas o que acontece é que o metabolismo de uma pessoa com hipotireoidismo sem tratamento fica mais lento, logo, mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo gasta menos energia. Além disso, pode ocorrer retenção de líquidos, o que na balança vai causar o aumento de peso. Manutenção da atividade física aliada à dieta e tratamento correto do hipotireoidismo levam a regulação do peso.
Serviço:
Reju – Viva com prazer
SGAS 616 Edifício Linea Vitta Centro Clínico Bloco B Sala 32 – Asa Sul
Contato: 61. 3702-0919