Menu
Saúde

Hábito de roer as unhas aumenta o risco de contágio com Coronavírus

A dermatologista explica ainda que o outono e o inverno são mais favoráveis ao surgimento de infecções bacterianas, virais e gripais

Redação Jornal de Brasília

25/05/2021 16h30

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Você é do tipo que fica nervoso e logo coloca a mão na boca e começa a roer as unhas? Agora, mais do que nunca você tem um excelente motivo para parar com esse mau hábito. Especialistas alertam que roer a uma pode aumentar o risco de se contagiar com a COVID-19.

De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Clarissa Borges, quando a pessoa rói a unha ela está transferindo todos esses germes presentes naquele local e por isso pode ficar doente. A médica alerta que a parte debaixo das unhas é uma área de difícil acesso e higienização, o que faz com que elas acumulem sujeira e se tornem um ambiente propício para a proliferação e sobrevivência de microrganismos transmissores de patologias, como o Coronavírus.

A dermatologista explica ainda que o outono e o inverno são mais favoráveis ao surgimento de infecções bacterianas, virais e gripais, a COVID-19 está entre elas. Então, é importante lembrar que colocar a mão na boca pode ser muito grave.

Algumas pessoas roem as unhas quando estão entediadas, outras quando estão estressadas, por isso a médica Clarissa Borges separou algumas dicas para você parar de vez com esse hábito, confira!

  • Mantenha as unhas cortadas e lixadas;
  • Pinte as unhas com um esmalte especial, eles têm um gosto muito amargo, que fazem com que a pessoa evite colocar os dedos na boca. Eles são incolores, servindo para homens, mulheres e crianças acima de 4 anos, e podem ser comprados em farmácias.
  • Aplique unhas falsas ou em gel;
  • Use uma bola anti-estresse para se distrair;
  • Masque chiclete;
  • Escolha um hobbie, ele vai te ajudar a se distrair e esquecer da unha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado