O músico norte-americano Jason White, guitarrista da banda de rockpop Green Day, foi diagnosticado com câncer nas amígdalas. A descoberta foi recente, no estágio inicial da doença e, por isso, deve se recuperar com facilidade.
Segundo um comunicado da banda, “Jason se submeteu a uma amigdalectomía de rotina e os médicos dele descobriram uma forma tratável de câncer nas amígdalas”. No entanto, a doença ainda atinge muitas pessoas no mundo todo e nem sempre é curável.
O otorrinolaringologista Caio Athayde Neves, do Centro Otorrino de Brasília (CEOL), explicou o tema e confirma que o caso de White não parece ser grave. “Existem alguns tipos de câncer de amígdala, e os principais fatores para os diversos tipos são o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, infecção pelo HPV (muito mais frequente nos ultimos anos) e fatores genéticos”, diz o médico.
A incidência da doença é baixa, mas tem aumentado devido ao aumento da infecção pelo HPV, segundo o especialista. Os sintomas são discretos e isso também pode ser um perigo.
“Podem ser um simples incômodo na garganta, o aumento de uma das amigdalas ou em alguns casos, dor ao deglutir”, explica.
O tratamento é a cirurgia das amigdalas, e a depender do tumor pode ser indicado outro tratamento, como a radio e quimioterapia.
Pacientes que apresentam uma das amígaldas claramente maior que a outra, principalmente se o crescimento for recente, são candidatos a extração das amigdalas para análise.
A cirurgia das amigdalas é um procedimento comumente realizado pelo otorrinolaringologista, geralmente indicado devido ao crescimento exagerado e infecções. De acordo com o médico, diversas técnicas modernas têm facilitado o procedimento cirúrgico e a recuperação.