Menu
Saúde

Ceia de Natal sem peso na balança

Arquivo Geral

11/12/2014 8h03

As festas de final de ano se aproximam e é comum que as pessoas cometam exageros na alimentação. Além do possível ganho de peso dias antes da viagem para a praia, estes deslizes podem prejudicar o organismo, causando impactos não só na balança, mas também nas funções do corpo. 

De acordo com o Dr. Sergio Vêncio endocrinologista do laboratório Exame, o trabalho de uma dieta de dois meses pode ser perdido em uma única semana de alimentação desequilibrada. Por isso, todos devem estar atentos à ceias mais saudáveis e saborosas. “O ideal é que todas as refeições tenham opções mais leves como saladas e frutas da estação. Uma boa dica é evitar frutas secas e castanhas, já que são bastante calóricas e normalmente são consumidas em grandes quantidades”, diz o especialista.

O endocrinologista reforça também que uma boa dica para que as pessoas não percam a forma física e não se descuidem com a alimentação é lanchar antes de ir para a ceia. “Para não exceder demais nas festas, a primeira orientação é fazer um lanche antes de sair de casa. A sugestão é que esta alimentação prévia seja baseada em carboidratos complexos, como sanduíches integrais, barras de cereais, batata doce com algum tipo de carne magra e frutas. Assim, você chegará com o mínimo de fome e, na hora da ceia, comerá menos”, afirma.

A ingestão de bebidas alcoólicas também deve ser administrada. A maioria dos vinhos e dos champanhes contem açúcares. “Se for beber, nada de exageros e intercale sempre o consumo de bebida alcoólica com copos d’água ou de suco de frutas, que hidratam e recuperam o organismo”, conclui o médico.

 

Tradição calórica

Dr. Sergio explica que, apesar de morarmos em um País tropical, seguimos tradições de países onde festas de final de ano são celebradas no inverno, e isso afeta o efeito da nossa alimentação desequilibrada. “Aqui no Brasil, comemoramos o Natal e o Ano Novo durante o período mais quente do ano, mas trazemos as tradições da ceia de países que tem frio nesta mesma época. Sentimos menos fome, devido o calor, mas nos alimentamos de pratos mais calóricos, e o resultado final é o ganho de peso”, explica.

Apesar dos cuidados necessários, o endocrinologista indica que não há necessidade de abrir mão dos pratos calóricos. “Ninguém precisa se privar das comidas típicas ou das sobremesas. O consumo moderado é o grande segredo. Tentar balancear a ingestão de calorias pode ser uma opção: se você pretende comer aquele pavê irresistível, que tal evitar o arroz e a farofa?”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado