Conforme um estudo, o risco de suicídio e morte acidental é maior no primeiro ano após o diagnóstico de câncer de próstata, comparado a outros tipos de tumores. Esta constatação vem de uma análise do banco de dados de pacientes do SEER (Surveillance, Epidemiology, and End Results), importante grupo que trabalha com informações estatísticas em câncer, apresentada no 30º Congresso Anual da Associação Europeia de Urologia.
A análise foi apresentada pelo dr. Christian Meyer, MD, do Brigham and Women’s Hospital and Harvard Medical School, em Boston, com uma equipe de 524.965 homens diagnosticados com adenocarcinoma da próstata e 956.576 homens diagnosticados com outros cânceres sólidos na base de dados SEER.
Foi observado que o risco de suicídio foi maior em homens com câncer de próstata do que em outros com cânceres diversos nos primeiros três meses após o diagnóstico.
O Dr. Fernando Vidigal, Oncologista do CETTRO – Centro de Câncer de Brasília coloca que o risco de suicídio não foi maior globalmente, mas sim durante o primeiro ano, especificamente em homens não tratados.
Nos homens com câncer da próstata não metastático, o risco de suicídio foi menor nos negros, do que em brancos. Da mesma forma, o risco de morte acidental foi menor nos homens negros do que em brancos.
Para Meyer é preciso acompanhar os pacientes e analisar seu perfil durante o primeiro ano após o diagnóstico. “Levante seu astral e avalie se existe algum problema que pode afetar o risco de suicídio”, afirma. Dr. Fernando complementa que após um diagnóstico de câncer de próstata, o paciente deve receber orientações e acompanhamento adequado, incluindo avaliação psicológica específica. Além disso, o suporte familiar não deve ser subestimado.