Menu
Saúde

Anvisa suspende suplementos da Cycles Nutrition e Mushin por riscos à saúde

A medida visa proteger consumidores de ingredientes não avaliados e propaganda irregular em produtos à base de vegetais e cogumelos.

Murilo Adjuto

20/01/2026 11h01

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo de diversos suplementos alimentares de duas empresas, determinando o recolhimento imediato dos itens do mercado. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20 de janeiro) no Diário Oficial da União.

Os produtos afetados da Cycles Nutrition, fabricados pela Sylvestre Indústria e Comércio de Insumos Alimentícios Ltda., incluem Recover Cycles Nutrition, Shot Ritual Cycles Nutrition e Relax Ritual Cycles Nutrition. De acordo com a Anvisa, esses suplementos contêm ingredientes, mesmo aqueles derivados de vegetais ou frutas, cuja segurança não foi comprovada para uso em suplementos alimentares, o que representa graves riscos à saúde dos consumidores.

Além disso, a agência proibiu os suplementos da Mushin Serviços e Comércio no Geral Ltda., como Fantastic Oat Frutas Vermelhas, Fantastic Oat Banana e Caramelo, e Fantastic Oat Maçã e Canela. Esses itens contêm extrato de cogumelo rico em vitamina D, um ingrediente ainda não avaliado para segurança em suplementos. A divulgação dos produtos também é irregular, com alegações sem comprovação científica, como redução de níveis de colesterol ruins e controle de açúcar no sangue.

A Anvisa enfatiza a importância de avaliar a segurança de novos ingredientes em suplementos para evitar prejuízos à saúde pública. As resoluções completas podem ser consultadas no Diário Oficial da União.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado