A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21 de janeiro), a apreensão e a proibição do Tirzepatida das marcas Synedica e TG, além do Retatrutida de todas as marcas e lotes.
A medida proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso desses produtos, que foram identificados como irregulares. Eles são fabricados por empresas desconhecidas e estão sendo anunciados e vendidos por meio de perfis no Instagram, sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
Por se tratar de itens de origem desconhecida, não há garantias sobre seu conteúdo ou qualidade, o que representa riscos à saúde. A Anvisa orienta que os produtos não sejam utilizados em nenhuma hipótese.
Profissionais de saúde e pacientes que identificarem esses produtos podem reportar à agência pelos canais de atendimento disponíveis ou à Vigilância Sanitária (Visa) local, conforme os contatos no portal da Anvisa.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e pode ser consultada no link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-214-de-20-de-janeiro-de-2026-682266619.