A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta data, um vídeo produzido pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para monitorização de medicamentos. O conteúdo integra a série do Programa Internacional de Monitoramento de Medicamentos (PIMM) e apresenta um panorama geral da farmacovigilância no Brasil, com ênfase na notificação de eventos adversos a medicamentos por meio do sistema VigiMed.
O vídeo reforça o papel essencial das notificações na promoção da segurança do paciente, sob a perspectiva de diversos atores do sistema de saúde. Desde 2001, o Brasil, por intermédio da Gerência de Farmacovigilância da Anvisa, é membro pleno do PIMM/OMS, gerenciado pelo UMC. Em 2018, foi implementado o VigiMed (baseado no VigiFlow), que se conecta à base global da OMS. Essas notificações contribuem diretamente para o aprimoramento da segurança dos medicamentos e a proteção da população.
O diretor Thiago Lopes Cardoso Campos agradeceu o apoio contínuo do UMC e da OMS no fortalecimento da farmacovigilância brasileira. Ele destacou o papel de cada cidadão, profissional de saúde e detentor de registro que realiza notificações no país. Em 2026, o Brasil completará 25 anos como membro do Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos, reafirmando seu compromisso com o monitoramento seguro do uso de medicamentos em âmbito nacional e global.
A Anvisa reforça que qualquer cidadão pode notificar eventos adversos a medicamentos de forma simples e rápida pelo VigiMed, acessível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed/. Para mais informações sobre farmacovigilância, consulte https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/farmacovigilancia. O vídeo completo está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1xzPL9vpB30.