Menu
Saúde

7 ingredientes essenciais para a pele durante o tempo seco e frio – e como usá-los

Dermatologista dá dicas de cuidados que podem ajudar a manter a pele saudável, hidratada e com boa aparência

Redação Jornal de Brasília

15/08/2022 17h38

Foto: Divulgação

Cuidar da pele durante o inverno exige um pouco mais de tempo e esforço, porque as condições são extremas para nossa barreira protetora sensível. A pele fica exposta a elementos como ar frio, vento e sol, além da baixa umidade que é comum nessa época do ano. Com o tempo seco isso se torna ainda mais relevante. “O clima frio e o ar seco podem deixar a pele com um aspecto menos radiante, mas com os ingredientes certos, é possível manter uma aparência mais saudável”, afirma a dermatologista Luciana Garbelini.

Confira alguns cuidados básicos que podem ajudar na rotina:

  • Manter a umidade da pele. Não tome banhos muito quentes e longos, beba bastante água e, se possível, use um umidificador de ambiente.
  • Ureia. É um ótimo ingrediente durante os meses de inverno, tanto para o rosto quanto para o corpo, quando nossa barreira cutânea não pode necessariamente tolerar os ingredientes fortes e ativos como na primavera e no verão.
  • Ácido hialurônico. Tem um impacto poderoso quando se trata de hidratação, ligando-se às moléculas de água para reabastecer e aumentar os níveis de umidade das células da pele e preenchendo a pele para reduzir os efeitos da desidratação. O melhor é que é suave, então a maioria das pessoas podem usá-lo, não importando o tipo, condição ou rotina da pele.
  • Vitamina C. Este ingrediente poderoso está repleto de antioxidantes que trabalham para neutralizar os radicais livres do ambiente que podem causar estragos em nossa pele. Também ajuda a combater a desidratação, o tom de pele irregular e reduz o aparecimento de alguns dos sinais visíveis de envelhecimento. Melhor aplicado como um soro tópico no início de sua rotina de cuidados com a pele (após a limpeza), ele ajuda a trazer luminosidade.
  • Protetor solar. Só porque está frio lá fora não significa que o sol não está afetando sua pele. Mesmo trabalhando em casa, a tela do computador também afeta a pele e pede proteção. Use protetor solar todos os dias.
  • Mantenha-se em atividade. Embora não haja nada melhor do que aconchegar-se sob um cobertor quente no inverno, permanecer ativo aumenta a circulação, a pulsação e dá um brilho saudável. Mesmo apenas meia hora de caminhada três vezes por semana ajudará a manter sua pele radiante.
  • Bom sono. O sono pode ser um dos momentos de reparação mais produtivos do seu corpo, inclusive para a pele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado