Menu
Política & Poder

Zanin diz que vai defender a democracia

Zanin defendeu Lula nos processos da Lava Jato e está sendo indicado para substituir Ricardo Lewandowski, que se aposentou

Camila Bairros

21/06/2023 11h01

Foto: Pedro França/Agência Senado

Zanin, indicado de Lula para ser ministro do STF, está sendo sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em seguida, será realizada a votação, e para que a nomeação seja ratificada pelo plenário, é necessária a maioria absoluta entre os votos dos 81 senadores. A votação é secreta, e a última vez que a Casa rejeitou um nome foi em 1894, quando barrou cinco escolhidos de marechal Floriano Peixoto.

Advogado de 47 anos, Zanin defendeu Lula nos processos da Lava Jato e está sendo indicado para substituir Ricardo Lewandowski, que se aposentou. Se seu nome for aprovado, ele poderá atuar no STF por 28 anos, até atingir a idade limite.

Durante sua apresentação, Zanin disse que vai defender a democracia. “Sei a distinção dos papéis entre um advogado e um ministro do STF, se aprovado por este Senado. Saibam, senhoras senadoras, senhores senadores, que na verdade eu não vou mudar de lado, pois meu lado sempre foi o mesmo: o lado da Constituição, das garantias, amplo direito de defesa e do devido processo legal”, afirmou ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado