Menu
Política & Poder

Veja a análise do plano de governo de Eliana Pedrosa

Arquivo Geral

20/09/2018 7h00

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília.

Líder nas pesquisas, a mineira Eliana Maria Passos Pedrosa tenta retomar a carreira política, interrompida em 2014, quando obteve 55 mil votos para deputada federal, ficando em nono lugar. Não conseguiu ser eleita, ficando apenas como suplente de Izalci Lucas (PSDB).

Antes de tentar a Câmara dos Deputados, Eliana Pedrosa foi deputada distrital por três legislaturas, entre 2003 e 2014, com um período de três anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

Agora, ao lado de Alírio Neto, que tambem não se elegeu deputado federal em 2014, tenta conquistar o GDF com uma plataforma com forte apelo social, analisada pela parceria entre o JBr e o Conselho Federal de Administração (CFA).

Gestão
O papel da Escola de Governo será redefinido e voltado para a formação profissional do servidor, diz Eliana Pedrosa, que pretende, ainda, criar a Agência de Inovação e Tecnologia; implantar o Governo Eletrônico; equipar e modernizar as estruturas de internet gratuita em todas as Regiões Administrativas do DF, priorizando áreas de menor IDH; e promover a eficiência dos serviços públicos por meio da integração tecnológica dos órgãos de governo.

Combate à corrupção
A candidata propõe a criação de uma Ouvidoria Especial, ligada diretamente ao gabinete de governo, para direcionamento de demandas da população. “Meu objetivo com a Ouvidoria Especial será o de acompanhar os prazos e respostas dos órgãos públicos do Distrito Federal e criar um sistema permanente de avaliação dos serviços públicos do Distrito Federal pelos usuários”, diz.

Saúde
Eliana Pedrosa pretende ampliar a rede de oferta dos serviços de Saúde Pública e Saúde da Família. Ela defende a reativação dos leitos desativados nos últimos quatro anos, com a criação de novos, na rede hospitalar do Distrito Federal, incluindo as Unidades de Tratamento Intensivo, durante o próximo quadriênio. Propõe a construção de hospitais no Recanto das Emas, São Sebastião, Ceilândia, Gama e Samambaia, além do Hospital do Câncer e da Mulher. Também quer a reforma e a ampliação do Hospital de Brazlândia. Pretende criar um programa distrital de atendimento aos dependentes químicos, bem como a reativação do Departamento de Saúde do Trabalhador e dos postos de saúde que foram fechados. Defende a ampliação da oferta de serviços de laboratório, imagem e exames de maior complexidade, construindo uma Central de Exames e Diagnóstico para atender a todos os hospitais da rede. Defende, ainda, o aumento da oferta de Serviço de Odontologia e a implantação do serviço de prótese dentária.

Educação
“Todas as pastas do governo terão de ter interlocução com a Educação”, afirma a candidata. As prioridades, nesta área serão: a implantação de projetos pedagógicos que contribuam para ampliar o acesso a soluções inovadoras como, por exemplo, plataformas digitais para alunos da rede pública de ensino; a instalação de internet gratuita nas escolas; o transporte escolar para estudantes com deficiência; unidades e materiais escolares apropriados ao ensino especial; a ampliação do acesso de crianças de 0 a 3 anos de idade a creches, assegurando-lhes alimentação saudável e melhores condições de desenvolvimento. Ela pretende, ainda, ampliar o número de Escolas de Tempo Integral; implementar a oferta de cursos profissionalizantes na rede pública de ensino em parceria com a Secretaria do Trabalho; reeditar o programa Bolsa Universitária; priorizar a erradicação do analfabetismo; e estender auxílio financeiro para os alunos em situação de desemprego que estejam inseridos no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) para a diminuição da evasão escolar.

Programas Sociais
Eliana Pedrosa pretende criar, a partir das unidades públicas de ensino, instrumentos de monitoramento comunitário de superação da pobreza, das desigualdades, da violência, do consumo de drogas e da melhoria dos índices educacionais. Também quer expandir a presença dos serviços públicos de atendimento para áreas de maior vulnerabilidade. Estabelece como meta instalar a Central de Vagas para inclusão de jovens em situação de risco no mercado de trabalho. E promete, ainda, restabelecer o Programa Pão e Leite para a população de baixa renda; ações da Assistência Social nas escolas públicas; e implantar, nos Centros de Convivência do Idoso, programas complementares de saúde, bem-estar e convivência social.

Segurança Pública
A candidata coloca como metas em relação aos profissionais desta área a reestruturação dos planos de carreira; a promoção da recomposição das perdas salariais dos policiais e bombeiros militares; o resgate da paridade entre os policiais civis e federais; a integração das polícias do DF com as polícias de Goiás e de Minas Gerais, com as Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e setores estratégicos; a capacitação para utilização de técnicas modernas de ações preventivas e de combate ao crime; a análise da aquisição de armamento e veículos, objetivando a segurança dos policiais, mas, também, a melhor aplicação dos recursos públicos. Visando o incremento do serviço prestado, ela propõe a ampliação da segurança urbana por meio da redução das áreas escuras em todo o Distrito Federal; a estruturação do sistema de vigilância eletrônica nas vias públicas do DF; a implementação de parcerias público-privadas empresas visando ao compartilhamento de informações para prevenção e repressão de delitos; o fortalecimento do Batalhão Escolar com rondas suplementares de policiamento especializado, nos períodos diurno e noturno; a criação de duas novas Delegacias da Mulher para ampliar o atendimento de demandas nos principais eixos populacionais; e a adoção de medidas para a reabertura das delegacias fechadas da Polícias Civil do DF.

Política Econômica
Eliana Pedrosa promete a implementação de políticas de Desenvolvimento Econômico para micro e pequenos empreendedores do DF com acesso aos créditos do BRB por meio de seguro solidário em substituição às formas convencionais de garantia. Quer criar programas de promoção econômica com o objetivo de atrair investimentos produtivos externos sustentáveis para o DF; e consolidar o Parque Cidade Digital, criando condições para a instalação da iniciativa privada e de pólos tecnológicos. Também planeja ações para implantar Internet banda larga gratuita em todo o DF, integrando a comunidade e os serviços públicos. Defende a concessão de incentivos para empresas de tecnologia limpa já instaladas e para outras que venham a se instalar no DF. Pretende a criação de unidades incubadoras, de co-working e de empreendedorismo para reduzir custos de implantação de iniciativas econômicas nas regiões administrativas do DF e facilitar o acesso aos planos de governo.

Meio Ambiente
Eliana Pedrosa defende o georreferenciamento das nascentes e o seu acompanhamento regular para situações como invasões, erosões e desmatamentos; instalação de unidades de processamento de pneus, vidros e outros materiais para reciclagem, com capacitação de catadores, assegurando sua participação na gestão dos resíduos sólidos em todo o DF e Entorno; implantação de soluções tecnológicas sustentáveis de separação, processamento e industrialização do lixo urbano. Propõe, ainda, a revitalização dos parques urbanos do DF e estudos para a viabilização de, pelo menos, um parque em cada região administrativa; elaboração do Plano Distrital de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Distrito Federal; fiscalização das construções desordenadas às margens das bacias hídricas do DF. Estabelece como meta a implantação de programas de combate aos incêndios florestais, garantindo recursos, treinamento e educação, intensificando campanhas e ações, inclusive com ampliação da formação de grupos voluntários para o primeiro combate.

Geração de Empregos
A candidata propõe programas de apoio e implantação de áreas e consolidação de empreendimentos industriais, comerciais e de serviços nas regiões administrativas e cidades do Entorno do Distrito Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de empregos regionais e desconcentrar o fluxo viário. Pretende também outras ações como o fomento à criação de uma Central de Orientação para a elaboração de projetos que facilitem o acesso a financiamentos do Fundo do Centro-Oeste e do Fundo de Geração de Emprego e Renda do DF; a criação de um Programa de Incentivo ao Empreendedor, capacitando comunidades e alunos do ensino médio, em áreas que promovam o atendimento de demandas profissionais de pequenas e médias empresas das regiões administrativas do DF; a implementação do Programa Unificado de Desburocratização para atendimento a empreendedores individuais e empresários para apoio à abertura de empresas, manutenção da regularidade fiscal e redução de custos.

Mobilidade Urbana
A candidata defende a construção do VLT na W3 e a revitalização de toda a região, além de desenvolver projetos de transporte de massa ligando Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto e linhas de transporte alternativo para regiões desassistidas. Outras prioridades da serão a acessibilidade urbana em todo o Distrito Federal; ciclovias e bicicletários que facilitem a integração com os transportes públicos; soluções viárias para os pontos de estrangulamento de trânsito; construção da pista elevada em Taguatinga Centro para facilitar o fluxo de veículos; transporte ferroviário de passageiros em parceria com o estado de Goiás.

Infraestrutura
Eliana Pedrosa pretende desenvolver ações voltadas para a prospecção e implantação de projetos habitacionais que atendam diferentes setores de renda da sociedade. “Ampliarei o acesso à moradia, garantindo infraestrutura urbana e social adequadas e farei obras de infraestrutura em núcleos urbanos em fase de regularização como Vila do Boa, Morro da Cruz, Arapoanga e outros”, diz. Ela também pretende a ampliação dos serviços de tratamento de esgoto; a análise dos limites territoriais das regiões administrativas; o desenvolvimento de parcerias com os Governos dos estados de Goiás e Minas Gerais, para ampliar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios do Entorno; a construção de viadutos de acesso em vários locais do DF. A candidata também pretende modernizar e completar o sistema de identificação de logradouros e de endereçamento em todo o DF e dar destinação ao Centro Administrativo, reduzindo os gastos e objetivando o bem-estar da população e do servidor público.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado