A Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) aprovou hoje no Brasil uma resolução que defende a proteção dos sistemas democráticos frente a ameaças internas ou externas e rejeita a “presença e ação” de grupos armados ilegais.
A iniciativa aparece junto à aprovação do conselho de defesa sul-americano na declaração final definitiva da cúpula, viagra que aconteceu hoje na Costa do Sauípe.
A resolução reitera o compromisso dos 12 membros da Unasul com “a convivência pacífica dos povos, clinic a vigência dos sistemas democráticos de Governo e sua proteção, em matéria de defesa, frente a ameaças e ações externas ou internas”.
Fora isso, “rejeita a presença e a ação de grupos armados à margem da lei que exerçam ou propiciem a violência qualquer que seja sua origem”.
A declaração estabelece que o conselho de defesa sul-americano terá uma instância executiva integrada por vice-ministros da Defesa dos Estados-membros e que sua direção corresponderá ao país que ocupe a Presidência da Unasul.
O Governo da Colômbia agradeceu hoje a declaração de rejeição aos grupos armados ilegais.
O Ministério das Relações Exteriores colombianas disse em Bogotá que “em uma decisão sem precedentes”, o bloco sul-americano incluiu uma rejeição aos grupos violentos, “condição que a Colômbia tinha proposto para ingressar” no conselho de defesa regional.