Menu
Política & Poder

TSE libera simulador de votação na urna eletrônica

Segundo o TSE, a ferramenta ajuda o eleitor se familiarizar com a urna e pode reduzir o tempo e a fila de votação nas seções eleitorais

Redação Jornal de Brasília

23/08/2022 17h16

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou, em seu site, um simulador de votação na urna eletrônica, possibilitando com que o eleitor treine a sequência de voto que será adotada nas eleições.

Antes de iniciar a simulação, o eleitor deve escolher a votação de primeiro ou segundo turno. Em seguida, aparecerá a tela com o cargo em disputa e os partidos que participam do pleito virtual. Ao clicar nas agremiações, os nomes e os números dos candidatos fictícios vão aparecer. Basta fazer a escolha, digitar o número correspondente na urna e confirmar.

O primeiro cargo que deve ser preenchido na simulação é de deputado federal. Em seguida, os candidatos a deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

O simulador foi implantado nas eleições de 2014. Segundo o TSE, a ferramenta ajuda o eleitor se familiarizar com a urna e pode reduzir o tempo e a fila de votação nas seções eleitorais.

Matéria alterada às 15h42 para ajuste de informação no título e no primeiro parágrafo. A ferramenta foi disponibilizada e não lançada, como afirmava o texto.

As informações são da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado