Menu
Política & Poder

TSE conclui estatística e obtém dados gigantescos das eleições de outubro

Arquivo Geral

12/07/2010 8h49

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou os grandes números da eleição de 3 de outubro, a maior da história do País. Um total de 134 milhões de eleitores irá às urnas para votar em 20.839 candidatos registrados aos vários cargos em disputa. Encerrado o período de inscrições, foram computados nove registros de candidaturas para presidente da República; 182 para governador; 288 para senador; 5.869 para deputado federal; 13.688 para deputado estadual e 803 para deputado distrital.

Esses números, porém, podem ser alterados porque ainda serão analisados os processos de impugnação baseados na Lei da Ficha Limpa. Podem também ser aceitos ainda pedidos de registros de candidatos não registrados por seus partidos e preenchidas vagas remanescentes, abertas por conta de diversas situações previstas na Lei Eleitoral.

Conforme a estatística do TSE, o estado que somou maior número de registros para governador foi o Piauí, com 14 candidatos. Em seguida, estão os estados do Paraná e Rio Grande do Sul (12) e em terceiro lugar, São Paulo, Sergipe e Rondônia, empatados com 11 candidatos. Os que registraram menor número de candidatos a governador foram Acre, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins (dois).

Para compor o Congresso Nacional, foram registrados 6.157 candidatos, 288 para o Senado e 5.869 para a Câmara dos Deputados. O Estado de Sergipe indicou maior número de candidatos ao Senado (22), enquanto Roraima e Piauí registraram 20. Em terceiro lugar veio São Paulo, com 19 candidatos. Foi recebido o registro de um número equivalente de vice para os cargos de presidente da República e governador.

No caso de senador, os estados apresentam dois suplentes para cada candidato. A Constituição prevê que cada um dos 26 estados e o DF elegem três senadores.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, disse que o País e a Justiça Eleitoral estão preparados para as eleições. Participarão do pleito 27 partidos e nada menos que 6 mil juízes foram mobilizados para atuar durante o processo eleitoral em todos os estados.

Leia mais na edição desta segunda-feira (12) do Jornal de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado