Menu
Política & Poder

Toffoli alerta Bolsonaro contra ataques ao Judiciário e pede respeito à Constituição

Arquivo Geral

28/10/2018 22h06

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Eric Zambon
eric.zambon@grupojbr.com

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, cumprimentou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), mas não o poupou de questões polêmicas que envolveram sua candidatura. “Atacar o judiciário e a imprensa é atacar a democracia”, alertou, pedindo também respeito à Constituição Federal.

Em um dos episódios mais recentes, o filho de Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro, foi gravado afirmando que bastava “um soldado e um cabo” para fechar o STF. Depois de levar bronca de seu pai, foi obrigado a se retratar. A Justiça Eleitoral ainda retirou de circulação um vídeo do próprio Jair em que ele levanta suspeita de fraudes no processo eleitoral brasileiro.

Sobre o que chamou de “ataques mentirosos”, Toffoli afirmou que “advogado de candidato nenhum que atua nesta Corte jamais contestou a integridade das urnas eletrônicas”. Ele aproveitou para fazer afagos à ministra Webber e elogiar às urnas eletrônicas, que permitiram a apuração do resultado cerca de duas horas após a votação. “Temos que nos orgulhar do nosso sistema eleitoral, pois é um recorde no mundo”, exaltou.

O ministro do STF fez um discurso durante a coletiva de imprensa, comandada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Webber, e ainda pediu união após o resultado do pleito. “Não pode haver ódio, todos temos a mesma dignidade de seres humanos. Somos todos iguais. Quem ataca ao outro, ataca a si mesmo”, filosofou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado