Isabel Paz
isabel.paz@jornaldebrasilia.com.br
O presidente do diretório regional do Democratas do Distrito Federal, senador Adelmir Santana, confirmou ontem a noite que o DEM não participará da coligação com o PSDB local, e demais partidos menores, para apoiar as candidaturas do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e Jofran Frejat (PR) para o Palácio do Buriti. Na ocasião, Adelmir informou ainda que hoje o DEM decidirá as candidaturas do partido, que segundo ele, “tem 99% de chances de ter candidatura própria para o GDF”.
Demorou mas saiu a definição. Diferente da posição adotada pelo PSDB – aliado político no cenário nacional e também local – o DEM resolveu desfazer a coligação do DF. “O DEM não irá para a coligação de Roriz”, garantiu Adelmir Santana. Segundo explicou o senador, a cúpula nacional do partido teria orientado a não apoiar Roriz. A justificativa seria a Lei da Ficha Limpa, que pode impugnar a candidatura do ex-governador.
Após a tomada de decisão, se constroem novas forças políticas na Capital. Segundo Adelmir, a Executiva nacional do DEM se reunirá hoje às 12h para definir as candidaturas. Logo em seguida, será a regional. A expectativa é de que o Democratas tenha candidatura própria, lançando os nomes de Alberto Fraga e Eliana Pedrosa para concorrer a chapa majoritária e o nome do senador Adelmir para o Senado Federal.