Natasha Dal Molin, Bruna Torres e João Pedro Netto
natasha.dalmolin@jornaldebrasilia.com.br
O horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão começa hoje e os favoritos ao GDF prometem manter um clima cordial nos programas iniciais, que serão veiculados a partir de amanhã. Joaquim Roriz (PSC) e Agnelo Queiroz (PT) contarão com 72,9% do tempo total dos candidatos ao governo do DF.
Muito aguardado pelas cordenações de campanhas dos dois lados, o horário promete esquentar a disputa eleitoral. Como em um barril de pólvora prestes a explodir, Roriz e Agnelo dizem que possuem argumentações suficientes um contra o outro, mas que as utilizarão somente se provocados.
As equipes de marketing de cada candidato evitam dar detalhes do que vai ao ar à partir de amanhã – hoje o horário eleitoral terá os candidatos à Presidência da República e à Câmara dos Deputados; na quarta-feira é a vez dos que concorrem aos governos estaduais, ao Senado, às assembleias legislativas e à Câmara Legislativa.
Com mais tempo por causa da coligação, Agnelo usará os 7m29 a que tem direito para se apresentar à população. “Vamos começar de maneira propositiva, mostrando o programa de governo, a trajetória de vida e a experiência dele como parlamentar, ministro e profissional da Saúde”, explica o coordenador de comunicação da coligação Um novo caminho, Lula Costa Pinto. Mas adianta que “não ficarão de fora as cobranças a pessoas que ficaram muito anos na política e nada fizeram nada”.
Até o fim
Já Joaquim Roriz irá estrear o horário reforçando a candidatura, num tom de “candidato até o fim”. Barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela Lei da Ficha Limpa, aguarda o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Na medida em que eu comparecer nos locais e aparecer na TV, vão ver que ainda sou candidato”, disse, em um evento de campanha, ontem.
O programa inicial de Roriz contará a biografia do ex-governador e reforçará a imagem e a aceitação dele diante da população mais carente. A coordenação de campanha da coligação Esperança Renovada não quis adiantar muitos detalhes de como Roriz utilizará os 5m29 a que tem direito nos programas – quatro já foram gravados. O assessor de Comunicação, Paulo Fona, adiantou apenas que os programas serão temáticos.
Em campanha na manhã de ontem, Roriz disse que vai procurar mostrar, no programa de TV, o que falou no passado, o que cumpriu e o que pretende fazer para o futuro. “Ninguém é dono do voto. O eleitor é quem vai decidir quem é mais oportuno. Todo ser humano tem esperança de melhorar de vida”.
Leia mais na edição desta terça-feira (17) do Jornal de Brasília.