Menu
Política & Poder

PT critica decisão de Mendonça de afastar chefe da PF

Bancada acusa ministro do STF de interferência política enquanto julgamento no colegiado foi suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes.

Redação Jornal de Brasília

08/09/2026 18h11

andre mendonça

Foto: Gustavo Moreno/STF

A bancada do PT na Câmara dos Deputados repudiou nesta terça-feira (8) a decisão liminar do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que determinou o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.

Em nota, os parlamentares acusaram o magistrado de interferir nas atribuições do Poder Executivo e de atuar politicamente para favorecer o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O partido também afirmou haver impedimento legal de Mendonça ao julgar fatos nos quais se coloca como parte atingida.

“Não cabe a um ministro do Supremo, por decisão individual, reorganizar a cúpula de um órgão do Executivo”, afirmou a bancada em trecho do comunicado. Os deputados declararam que a medida busca constranger apurações ligadas ao caso do Banco Master que atingem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão de Mendonça também atingiu o diretor de Inteligência Policial da corporação, Leandro Almada da Costa, sob alegação de suposta espionagem contra o gabinete do ministro. O integrante do STF sustentou ter identificado seis relatórios internos produzidos em agosto sobre sua atuação e contatos com o advogado-geral da União, Jorge Messias.

A 2ª Turma do STF chegou a formar maioria para referendar os afastamentos na mesma data, mas o julgamento acabou suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Diante do cenário, onze coordenadores da Polícia Federal colocaram seus cargos à disposição em solidariedade ao diretor-geral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado