O PSDB e o DEM protocolaram hoje na Mesa Diretora do Senado uma representação contra o presidente da Casa, healing Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar. É a quinta representação contra o senador.
No último fim de semana, a revista Veja publicou uma matéria acusando Renan Calheiros de usar um de seus assessores, Francisco Escórcio, e advogados, para espionar os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO), adversários políticos do senador.
Na representação os partidos afirmam que o presidente do Senado estava se valendo de suas prerrogativas para “montar um esquema de espionagem sobre senadores da República, com nítida intenção de chantageá-los, buscando constrangê-los a mudar a atitude em face das representações em curso”.
A representação pede que a denúncia seja encaminhada ao Conselho de Ética e que Renan Calheiros e todas as pessoas envolvidas tenham seus depoimentos tomados pelo conselho. O Conselho de Ética do Senado analisa outros três processos contra Renan Calheiros.