Menu
Política & Poder

Projeto amplia pena por maus-tratos em escolas

Proposta eleva punição de metade até o dobro para crimes ocorridos em instituições de ensino, protegendo crianças e adolescentes.

Redação Jornal de Brasília

19/02/2026 19h13

ccmdf estudantess sala de aula

Foto: Divulgação/Sejus-DF

O Projeto de Lei 6767/25 propõe aumentar a pena para o crime de maus-tratos quando praticado dentro de instituições de ensino. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR).

O texto altera o Código Penal para prever que a punição seja elevada de metade até o dobro nessas situações. Atualmente, a pena para o crime é de 2 a 5 anos de reclusão.

O autor afirma que o objetivo é criar uma proteção adicional para o ambiente escolar, focando na segurança de crianças e adolescentes. Ele argumenta que a prática de maus-tratos nas escolas quebra a confiança da família e da sociedade, além de comprometer a função pedagógica do ambiente.

“Ao prever penas maiores, a proposta reforça a mensagem de intolerância à violência no espaço escolar”, afirmou Duda Ramos.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado